Logo CNA

Começam as aulas das novas turmas do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR
Img 1174 w 0 301678002015150611081

A relação dos aprovados na 2° chamada da seleção será divulgada na 6° feira

11 de agosto 2016
Por Senar

O dourado dos girassóis colore a paisagem rural de Campo Novo do Parecis, norte de Mato Grosso, refletindo a prosperidade do agronegócio na região. O município, maior produtor nacional de girassol e de milho de pipoca, é agora sede de um dos mais novos polos de apoio da Rede e-Tec Brasil no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O polo está sendo inaugurado esta semana com o início das aulas da sua primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio. Entre os alunos, o médico e produtor rural André Luciano Meira de Oliveira.

Concorrendo com outros 278 candidatos às 50 vagas oferecidas no polo, ele foi um dos aprovados no exame de seleção e inicia as aulas com grande expectativa e metas objetivas. “Nossa região é muito produtiva, mas hoje está tudo muito difícil, é importante estar atualizado, saber investir e aplicar bem os recursos de que dispomos. Hoje eu crio gado, mas esse curso vai me abrir o leque de opções para expandir os negócios. Quero aprender a trabalhar de forma correta. O curso é muito bem avaliado, o SENAR é uma instituição conceituada e o fato de ter um polo aqui na minha cidade está me dando esta oportunidade”.

As matrículas dos selecionados para as 1.500 vagas oferecidas no Curso Técnico em Agronegócio, disponíveis em 40 dos 74 polos da Rede e-Tec Brasil no SENAR espalhados pelo País, encerram-se nesta quinta-feira, 11/08. A partir da sexta-feira, 12/08, começa a segunda chamada para as vagas não preenchidas. A lista dos candidatos aprovados em lista de espera e que poderão se matricular estará disponível no portal http://www.senar.org.br/etec/ .

Oportunidade de ouro

No espaço virtual da rede, os novos alunos já podem acessar os primeiros conteúdos do curso, que tem 80% de suas aulas na modalidade a distância. O restante da carga horária é reservado para aulas presenciais nos polos de apoio e visitas de campo, realizadas periodicamente seguindo o calendário local.

Certificado pelo Ministério da Educação (MEC), parceiro do SENAR na iniciativa, o Curso Técnico em Agronegócio tem uma ampla abordagem, enfocando desde a produção até a comercialização dos produtos agropecuários. A abrangência do currículo atrai candidatos de diferentes perfis, tanto alunos já formados pela universidade e mesmo pós-graduados, como os que concluíram há pouco o Ensino Médio e apostam no curso para ampliar suas chances no mercado de trabalho.

A paulista Érika Murgo, se dispôs a uma mudança radical de vida para poder frequentar as aulas presenciais do curso. Jovem ainda, mas já atuando profissionalmente como comerciária em Jaú, no interior de São Paulo, está deixando o emprego e se transferindo com a família para Braço do Norte, Santa Catarina, onde fica o polo da Rede e-Tec Brasil no SENAR em que foi aprovada.

“Ainda não temos um polo aqui e estou mudando minha vida para realizar o sonho de trabalhar com a agricultura. Tenho a sorte de ter o apoio do marido, que vai junto também. Quero entender toda essa potência que é a agropecuária no Brasil. Sempre tive muito contato com o campo, de onde vieram meus pais e meus avós. Meu propósito é atuar junto aos pequenos produtores e à agricultura familiar com a produção de orgânicos. Quase não encontramos esses produtos no interior e quero promover esse tipo de cultura para dar mais oportunidade ao produtor e ao consumidor das pequenas cidades”.

Animada, Érika faz as malas projetando o futuro. “As possibilidades de trabalho tendo um curso como este do SENAR são grandes. E também tenho vontade de ter minha própria propriedade e todo o conhecimento que obtiver será muito proveitoso. Considero esse curso a porta de entrada pra nova carreira. A oportunidade de ouro que tanto buscava”.

Assessoria de Comunicação do SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas