Logo CNA

Começa a etapa estadual do CNA Jovem no Ceará
Turma ceara 0 544867002015150611911

Importância do programa para a região Nordeste foi exaltada no primeiro encontro

19 de abril 2016
Por Senar

O Sistema FAEC/SENAR-CE realizou no último fim de semana (16 e 17/4), o primeiro encontro regional do Programa CNA Jovem. Cerca de 20 jovens participaram do encontro que teve como objetivo, familiarizar o grupo sobre a história e a economia da agricultura e pecuária do Brasil e do Estado do Ceará. Além de promover e desenvolver novas lideranças para o campo, o programa irá preparar os jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, dando oportunidades de participarem de trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil.

O presidente da FAEC, Flávio Saboya afirma que esse é um momento histórico para o Estado do Ceará, pois essa iniciativa da CNA e do SENAR Brasil tem um significado muito especial, principalmente para a região Nordeste, pois, segundo ele, nos caracterizamos como uma população rural que já passou dos 50 anos de idade. O surgimento de novas lideranças nesse meio, com uma visão da realidade e o comprometimento com o setor, é essencial nesse momento em que o Ceará vivencia os 5 anos seguidos de seca."Precisamos mudar e o que iniciamos hoje é o começo dessa mudança!”, concluiu ele.

Paulo Helder Braga (de camisa azul) e Flávio Saboya (de camisa listrada) prestigiaram o encontro

Já o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (SENAR-CE), Paulo Helder Braga, enxerga esse momento como uma oportunidade da entidade para os jovens, filhos de produtores rurais ligados ao setor agropecuário, de se tornarem líderes natos, que segundo ele, é o que está fazendo falta no setor agropecuário. “É isso que nós da Federação da Agricultura e do SENAR estamos fazendo, trazendo o máximo de eventos para que o nosso homem do campo possa concorrer em igualdade de condições com outras categorias, queremos dar oportunidade para esses 20 jovens, de se tornarem líderes do setor agropecuário”. Todos eles serão capacitados e entre o grupo, serão escolhidos 3 jovens para participarem da etapa nacional que ocorrerá em Brasília.

A coordenadora do CNA Jovem no Ceará, Kelly Cláudio, informou que os jovens já chegaram bem preparados e nesse primeiro encontro foi proposto como desafio inicial, uma atividade em que o grupo deverá solucionar um possível problema do agronegócio, e partir desse desafio serão detalhados os resultados para que no segundo encontro que acontecerá em maio, eles possam reconstruir um plano de ação maior que possa ser utilizado em um problema futuro no agronegócio.

Para os instrutores Antônio Neto e Italo Araújo, que também foram alunos do CNA Jovem (edição de 2015), o programa deu uma visão diferenciada de liderança dentro do setor agropecuário, que necessita de líderes para estarem sempre à luta e a frente de várias adversidades que o setor enfrenta. “Dentro do CNA Jovem podemos enxergar isso de uma forma bem holística e com uma dinâmica muito grande. hoje como instrutores podemos aplicar na prática, aquilo que nós aprendemos durante a convivência do programa, passando o conhecimento adquirido nessa experiência gratificante, para outros jovens e formando novos líderes que possam atuar dentro do nosso estado”, afirmou Antônio Neto.

Carla Fonseca de 26 anos é residente do município de Beberibe e diz que suas expectativas são as melhores, “quero aprender e sair daqui como uma profissional, buscando no programa, a oportunidade de ser uma grande empreendedora”.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEC/SENAR-CE
www.senarce.org.br

Matérias Relacionadas