Logo CNA

Com rebanho de meio milhão de ovinos, Santana do Livramento (RS) se destaca na produção de lã e carne de cordeiro
Ovelhas web 0 885003002015150594311

3 de agosto 2016
Por CNA

Brasília (03/08/2016) – O Rio Grande do Sul possui o maior rebanho de ovinos do Brasil, com aproximadamente 5 milhões de cabeças. Dentre os municípios do estado, o destaque é Santana do Livramento, na região Oeste, que detém quase meio milhão de animais destinados à produção de carne de cordeiro e lã. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, o rebanho brasileiro de ovinos totalizou 17,6 milhões de cabeças.

A tradição dos produtores gaúchos na produção de ovinos de corte foi verificada pelo Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na última semana, os técnicos visitaram os municípios de Santana do Livramento e Bagé, para levantar os custos de produção da atividade e gerar informações para administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Ovinos e Caprinos da CNA, Rafael Linhares, os produtores dos dois municípios demonstraram interesse em indicar os itens e valores de suas fazendas e preencher as planilhas de custos. “Logo após revisarmos as planilhas, enviaremos todo esse material da propriedade modal aos participantes, juntamente com a planilha em branco, para ser utilizada nas propriedades rurais dos produtores”, disse Linhares.

No Rio Grande do Sul, os ovinos de corte se destacam pelas raças de dupla aptidão, que produzem carne de cordeiro e lã. “Nós constatamos que a região investe em genética dos animais e tecnologia para nutrição. O produtor gaúcho faz uso de capins nativos do pampa como principal fonte nutricional, sendo complementada por azevém (erva forrageira), consorciado com aveia e outras culturas”, explicou o assessor.

Os próximos painéis de ovinos serão realizados em Minas Gerais. O painel do Campo Futuro consiste em uma reunião entre pesquisadores, produtores, técnicos e representantes de revendas agropecuárias locais, para definição de uma propriedade modal e levantamento de custos de produção.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Matérias Relacionadas