Logo CNA

Com Licença Vou à Luta incentiva o empreendedorismo nas mulheres do meio rural
Clvl sc 2jpg 0 157052002015150611231

SENAR Santa Catarina capacitou produtoras em Abelardo Luz, Presidente Castelo Branco e Planalto Alegre

26 de julho 2016
Por Senar

Habilitar mulheres rurais a empreenderem, além de desenvolver competência de gestão para aplicação no seu próprio negócio, considerando as oportunidades existentes. Esses são alguns dos objetivos do programa “Com Licença Vou à Luta”, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Em Santa Catarina, os municípios de Abelardo Luz, Presidente Castelo Branco e Planalto Alegre receberam, no mês de julho, o programa que foi conduzido pela instrutora Rosa Marina Seghetto. A iniciativa foi promovida pelo SENAR/SC em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, CRAS e Secretarias da Agricultura dos municípios e abordou temas como empreendedorismo, gestão financeira, planejamento do negócio, legislação e liderança.

O Com Licença Vou à Luta conta com cinco encontros com um módulo de oito horas por semana. “As etapas seguem uma sequência de forma que os temas trabalhados possam ser aplicados objetivamente à realidade de cada propriedade e à vida das produtoras”, explicou Marina.

O supervisor do SENAR/SC na região oeste, Helder Jorge Barbosa, destacou que as mulheres estão envolvidas no processo produtivo e na gestão de empreendimentos, sendo responsáveis pela unidade familiar. “Apesar dos preconceitos, a presença do trabalho feminino nas propriedades rurais é realidade, porém ainda carente de qualificação. Diante disso, o SENAR/SC promove, constantemente, programas de aprimoramento profissional buscando incentivar a gestão nas mulheres do campo”.

“O Com Licença Vou à Luta tem feito a diferença no meio rural, despertando lideranças e o espírito empreendedor nas mulheres. Muitos projetos empreendedores estão vinculados às atividades que já desenvolvem na propriedade, como artesanatos, produção de leite, queijo, massas, hortaliças e outros. Além disso, comercialização, levantamento de preços, estudo de mercado e visão empreendedora são assuntos abordados pelo programa”, pontuou Marina.

PROGRAMA

A iniciativa foi criada especialmente para as mulheres do campo, pois com noções de gestão, elas ajudam a melhorar a administração da propriedade, seja como chefe de família e/ou empresária rural.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que a intenção é elevar a autoestima das mulheres para despertar o potencial pessoal e profissional, além de proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida. “Tudo isso contribui para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão”. Para participar é preciso ser alfabetizada, ter mais de 16 anos, ser produtora rural.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas