Logo CNA

Com dia de campo, produtor de Nioaque tira dúvidas e pensa em investimentos em florestas
Dia campo2web 0 83534100 1515060973

No roteiro tecnológico, duas palestras esclareceram dúvidas de 120 produtores rurais de MS

10 de março 2017
Por Senar

É o meu primeiro contato com o sistema ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”. A afirmação do produtor rural Oscar Ribeiro de Nioaque, em Mato Grosso do Sul, que em visita à Dinapec 2017 participou do Dia de Campo ABC Cerrado, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS), com a participação de aproximadamente 120 produtores de diversos municípios do estado.

Surpreendido, Ribeiro afirmou que tem planos a longo prazo. “Eu gostaria de ter em minha propriedade alguma madeira mais nobre, como o Mogno. A minha formação é de matemática, trabalhei em tecnologia, 30 anos em São Paulo, aposentei e agora estou em Nioaque, fazendo treinamento no SENAR/MS”, salientou.

O produtor assistiu à palestra Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e, em seguida, ‘Manejo e recuperação de pastagens’. Para a gestora do Departamento de Projetos e Programas do SENAR/MS, Mariana Urt, o evento foi produtivo e abriu espaço para mudar o conceito de investimentos no setor. “O produtor encontrou aqui informações para instituir essas tecnologias na propriedade. Com isso, há um ganho de rentabilidade, produtividade, se tornando sustentável”.

O Projeto ABC Cerrado foi lançado em oito estados brasileiros que compõem o bioma cerrado e tem o intuito de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional, por intermédio de capacitações e Assistência Técnica em quatro sistemas produtivos: Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, ILPF - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Florestas Plantadas.

Os produtores que concluírem o treinamento e estiverem aptos a receber orientações, receberão no prazo de 18 meses, atendimento técnico pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial.

Sobre o evento - A 12ª edição da Dinapec será realizada entre os dias 8 e 10 de março, pela Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pelo Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, oferecendo 18 oficinas que abordam temas voltados ao cotidiano do trabalho realizado por produtores e colaboradores de atividades agrícolas.

As inscrições para as capacitações do Projeto ABC Cerrado são gratuitas e estão abertas. Acesse:
http://www.senar.org.br/pre-inscricao-do-processo-de-mobilizacao

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.famasul.com.br