Logo CNA

CNA se reúne com associações de borracha
IMG 6221

Encontro discutiu alternativas para reverter crise no setor

29 de março 2019
Por CNA

Brasília (29/03/2019) – A Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) se reuniu na quinta (28), em Brasília, com associações de produtores de borracha natural para discutir as demandas do segmento.

Segundo o presidente da Comissão, Walter Rezende, a heveicultura vive um momento delicado em relação ao preço pago pela borracha natural e busca alternativas para reverter o cenário de baixa.

“O Brasil não produz a totalidade da borracha que usa. Isso faz com que a cadeia produtiva não esteja balanceada. A indústria encontra alternativas de compra de matéria-prima, principalmente no mercado asiático, com um custo muito inferior ao da borracha brasileira. Isso faz com que os produtores rurais sejam reféns desse processo de formação de preço extremamente desfavorável”, afirmou Rezende.

Na reunião, o colegiado buscou discutir medidas que possam amenizar esse desequilíbrio de mercado e aumentar a competitividade. Nesse cenário, o desenvolvimento de novas tecnologias e a agregação de valor também foram pontos abordados.

Outro tema foi a automação do processo de extração do látex, que será tratada com as associações representantes das indústrias de máquinas e equipamentos. O objetivo é aumentar a eficiência da mão de obra e reduzir os custos de produção.

Ainda na reunião, o assessor jurídico da CNA, Frederico Melo, falou sobre a legislação trabalhista.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação