Logo CNA

CNA reúne produtores de leite em Santa Catarina
Leite treze ilhas

Técnicos do Projeto Campo Futuro visitaram os municípios de Treze Tílias e Braço do Norte

26 de julho 2019
Por CNA

Brasília (26/07/2019) – Técnicos do Projeto Campo Futuro visitaram, na quarta (24) e na quinta (25), produtores rurais dos municípios de Treze Tílias e Braço do Norte, em Santa Catarina, para levantar os custos de produção da pecuária de Leite.

A coleta de informações foi realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e contou com a participação de representantes de sindicatos rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc).

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Thiago Rodrigues, o objetivo do projeto é mostrar a importância do gerenciamento e administração dos custos de produção da atividade.

“No levantamento em Treze Tílias nós identificamos que apesar do alto investimento que as propriedades têm, a margem líquida do produtor é baixa. O estoque de maquinário, por exemplo, impacta em 17 centavos o litro de leite e isso traz um desafio que é diluir todo o estoque de capital que é mobilizado na produção”.

O produtor Arno Traler participou do painel e disse que o projeto é interessante, pois mostra um comparativo da produção leiteira em várias regiões. “O produtor não tem o hábito de calcular os gastos e muitas vezes ele não tem noção do impacto que isso gera no dia a dia da fazenda”.

Segundo o assessor técnico da CNA, o painel realizado em Braço do Norte apontou um Custo Operacional Efetivo (COE) de 97 centavos por litro de leite. “Em curto prazo esse valor pode ser um alívio para o produtor, mas quando analisamos a depreciação e o pró-labore, nós colocamos em cheque algumas decisões”.

Painel de leite em Braço do Norte

O levantamento também revelou que o produtor típico da região possui um alto custo com alimentação animal. “Tudo o que ele recebe de receita, 57% vai para a suplementação do animal”, explicou Thiago Rodrigues.

O pecuarista Geovanio Willemann disse que a ferramenta de custos apresentada revela o quanto é necessário gerenciar as despesas da propriedade. “Nós precisamos fazer o dever de casa para tomar as melhores decisões e obter sucesso na atividade”.

Para José Tenfon, o encontro foi uma oportunidade de encarar os custos de produção com outro olhar. “Não podemos gastar mais do que recebemos de receita. Assim, conseguiremos investir mais e crescer como produtor de leite”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação