Logo CNA

CNA reúne produtores de grãos em Xanxerê (SC)
Graos1

Projeto Campo Futuro levantou os custos de produção da atividade

28 de maio 2019
Por CNA

Brasília (28/05/2019) – Produtores rurais, técnicos e representantes de sindicatos rurais participaram na terça (28) do levantamento dos custos de produção de soja, milho, trigo e feijão, no município de Xanxerê, em Santa Catarina.

A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com universidades e centros de pesquisa.

De acordo com o coordenador de Produção Agrícola da CNA, Alan Malinski, resultados preliminares do painel apontam que a estiagem que ocorreu em meados de dezembro e janeiro prejudicou a produtividade das lavouras de soja.

“Em contrapartida, para as lavouras de milho, o clima favoreceu o desenvolvimento, sendo que a produtividade média ficou acima de 210 sacas por hectare”.

Segundo Alan, os custos com defensivos agrícolas nas lavouras de soja tiveram incremento médio de 23% em relação à safra passada. “O custo operacional da soja teve aumento estimado de 7%. A margem dos produtores também foi prejudicada pela baixa produtividade e pelo menor preço de comercialização da oleaginosa”.

Já as lavouras de milho, a pressão de pragas e doenças ficou semelhante às últimas safras. “Devido as altas produtividades favorecidas pelas boas condições climáticas e pelo alto investimento realizado nas lavouras, a margem bruta do produtor teve um incremento de 27% em relação à safra passada”, explicou Malinski.

O custo operacional do milho foi em média 12% superior à safra passada, com maior participação no aumento puxado pelos insumos.

Durante o painel, também foi analisado o resultado das lavouras de feijão preto. As condições climáticas prejudicaram o desenvolvimento das lavouras, que estavam estimadas em 40 sacas por hectare. O rendimento obtido, segundo os produtores, ficou em média de 25 sacas por hectare.

Na quarta (29), os trabalhos continuam no município de Campo Novos, onde será realizado o levantamento dos custos de soja, milho e trigo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil