Logo CNA

CNA realiza capacitação em Aracaju
Img 1753web 0 90569000 1515008822

27 de outubro 2017
Por CNA

Aracaju/ Sergipe (27/10/2017) - Durante dois dias, presidentes e representantes dos Sindicatos Rurais de municípios de Sergipe participaram de capacitação ministrada pela Diretoria Sindical da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Regularidade Sindical e SG-Sind foram os temas trabalhados ao longo do encontro.

Da necessidade de auxiliar os sindicatos na sua gestão, partiu a demanda da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe para a CNA. De acordo com Suzana Silva Leite, coordenadora do Departamento Sindical da FAESE, o objetivo desta ação foi dar a base para que os sindicatos se organizem internamente.

Com este objetivo, foram apresentadas as diretrizes para alcançar a “Regularidade Sindical”, por meio das quais foram esclarecidas as exigências legais que são feitas pelo Ministério do Trabalho aos sindicatos quanto a sua regulamentação e legitimidade de representação de classe.

Também foi apresentado o Sistema de Gestão Sindical, SG-Sind, que é uma plataforma online que estrutura cadastro e armazenamento das informações dos sindicatos, emite relatórios de controle, confecciona carteiras de associados e dá suporte ao processo eleitoral e de atualização documental, facilitando a manutenção da regularidade do sindicato junto ao Ministério do Trabalho.

Patrícia Santos Rodrigues, Secretária do Sindicato Rural de Tobias Barreto, avalia que, fazendo uso do sistema, será possível “manter o Sindicato de forma organizada e pontual”, conta.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Aracaju, Rodrigo Dória, a informatização das operações vai trazer benefícios.

“O Sistema vai trazer uma celeridade maior no serviço do sindicato, pois é possível ter acesso a todos os documentos, a qualquer hora e em qualquer lugar, dispondo apenas de computador e internet”.

A parceria entre FAESE e CNA para a realização da capacitação foi de extrema importância. “Temos na CNA o suporte de uma estrutura organizada e eficiente”, declara o Presidente do Sistema FAESE/SENAR, Ivan Sobral.

O atendimento aos objetivos comuns, é a prioridade das instituições. “A gente trabalha no desenvolvimento de ações e ferramentas que facilitem o trabalho dos nossos sindicatos quanto ao atendimento da nossa categoria de produtor rural”, declara Arlete Sales, assessora do Departamento Sindical da CNA.

Federação da Agricultura do Estado de Sergipe - FAESE

Matérias Relacionadas