08/02/2019

CNA participa de seminário sobre oportunidades de financiamento

Brasília (08/02/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, em Londrina (PR), do seminário "Desafios e Oportunidades para o Financiamento de Empresas no Novo Panorama Político e Econômico". O evento aconteceu na quinta (7) e na sexta (8).

A assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Gabriela Coser, representou a CNA no encontro, que reuniu produtores rurais, especialistas e advogados para discutir temas como reforma tributária, cenário pós-eleições e fontes alternativas de financiamento, entre outros.

 “O produtor brasileiro é exemplo mundial em termos de produção, preservação ambiental e práticas de baixo carbono. Com isso temos no país uma oportunidade de  gerar renda pro setor por meio de novas ferramentas financeiras  como as cotas de reserva ambiental e os títulos verdes”, ressaltou Coser.

“É importante participar de discussões sobre novas formas de captar recurso para o setor agropecuário brasileiro e gerar propostas de regulação que permitam o melhor uso dessas ferramentas para o produtor rural”, completou Gabriela Coser.

O seminário foi promovido pelo escritório VBSO Advogados, que elaborou em parceria com a CNA o Guia dos Títulos do Agronegócio, publicação com informações importantes sobre fontes alternativas de financiamento para o setor agropecuário.

Um dos painéis foi destinado exclusivamente ao agro e abordou pontos como a nova lei dos defensivos, Programa de Regularização Ambiental (PRA) e a regulamentação da indexação dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificados de Depósito Agropecuário (CDCA) em dólares.

Uma das palestrantes foi a advogada ambiental do VBSO e coordenadora do escritório em Londrina, Rafaela Parra, que falou sobre a importância do meio ambiente para as atividades empresariais.

“A discussão sobre as consequências da legislação e da própria judicialização de temas tão sensíveis é pertinente para a economia. E é neste sentido que a regulação das Cotas de Reserva Ambiental ganha destaque e, pela própria necessidade do setor, deve compor a agenda do Governo Federal no próximo semestre”.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Assuntos Econômicos

Veja também