Logo CNA

CNA participa de seminário sobre boas práticas no setor produtivo
X5 L0033

Evento foi promovido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura

21 de fevereiro 2019
Por CNA

Brasília (21/02/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (21), do seminário “Boas Práticas de Fabricação e Autocontrole no Setor Produtivo” promovido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O evento discutiu ações e iniciativas de voltadas para o fortalecimento e a modernização de ferramentas de autocontrole e de boas práticas de fabricação nas atividades reguladas pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos do agro.

O vice-presidente da Confederação, José Mário Schreiner, destacou, na abertura do evento, a importância do diálogo para que o setor agropecuário possa avançar.

“O diálogo é importante porque é o ponto de partida para que a gente chegue a qualquer lugar. O agro vem segurando a economia brasileira há anos, por isso a nossa responsabilidade é imensa. Se chegamos até aqui, precisamos evoluir e olhar para futuro para garantir a qualidade dos nossos produtos que chegam ao mercado internacional e ao mercado interno.”

“Garantir a qualidade da produção nacional é um papel não só do produtor ou da agroindústria, mas de todos, principalmente do Estado, que tem chancela maior e isenção para garantir aquilo que está chegando ao consumidor”, reforçou Schreiner.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o autocontrole nada mais é que a responsabilidade dos setores, tanto público quanto privado, em que cada um exerce sua atividade com foco na qualidade do produto que é entregue ao consumidor.

“O mundo evoluiu e nós também temos que evoluir nossos sistemas de fiscalização e de controle. Cada vez mais, a evolução exige mais da gente. O consumidor que está lá na ponta quer a segurança de que o alimento que ele está comprando é de qualidade”, afirmou.

Segundo a ministra, a modernização desses processos é uma maneira de mostrar para a sociedade brasileira e para o mercado internacional que o Brasil é capaz de regular e monitorar as atividades do setor produtivo.

“Nosso agronegócio tem um potencial gigante para crescer, mas precisamos evoluir para que o Brasil possa ocupar os espaços que estão abertos, dando segurança e mostrando que podemos abrir mais mercados com muita segurança para quem compra do nosso País.”

O superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, também participou do seminário e foi moderador do painel "Ações de modernização e desburocratização utilizando-se de instrumentos de boas práticas de fabricação e autocontrole: riscos e oportunidades".

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte