Logo CNA

CNA participa de discussão sobre erradicação da febre aftosa no Nordeste
Reuni C3 A3o bloco III

Encontro debateu ações do Programa Nacional realizado pelo Ministério da Agricultura

12 de junho 2019
Por CNA

O presidente da FAEAL, Álvaro Almeida (centro), participou do evento. Foto: Ascom Senar Alagoas

Brasília (12/06/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da 2ª reunião do Bloco III do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026, realizada em Maceió, na quarta (12).

O encontro aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) e reuniu representantes dos serviços veterinários dos sete estados que compõem o grupo: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

As discussões contaram ainda com a participação de técnicos do Ministério da Agricultura, produtores rurais e representantes do setor privado. O presidente da FAEAL, Álvaro Almeida, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE), Ivan Sobral, e o consultor da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE), João Pessoa de Souza, também acompanharam os debates.

Os participantes apresentaram a evolução do Plano, a situação da estrutura dos estados e quais os principais gargalos para desenvolver as ações e atingir os objetivos definidos pelo Ministério.

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da CNA, Ricardo Nissen, as principais reclamações foram em relação à falta de pessoal, de estrutura e recursos para executar as atividades.

“A reunião demonstrou com muita transparência qual a real situação dos serviços veterinários dos estados desse bloco. Ficou muito claro quais são os próximos passos necessários para que realmente se atinja os resultados que o plano coloca como objetivos” , afirmou Ricardo Nissen.

O objetivo do PNEFA é que o Brasil seja reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre da febre aftosa sem vacinação a partir de 2023. O plano dividiu os estados da federação em cinco grandes blocos de transição de status sanitário.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas