CNA participa de celebração pelos 30 anos da Embrapa Territorial
Presidente da entidade também foi homenageado durante a cerimônia
Brasília (30/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da cerimônia de comemoração dos 30 anos da Embrapa Territorial na quinta (30), em Campinas (SP). O presidente da CNA, João Martins, foi representado pelo diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.
Também estiveram presentes a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, além do presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, e do chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda.
Durante a solenidade, foi inaugurada a Sala de Situação na Embrapa Territorial. Tereza Cristina agradeceu o apoio da CNA na criação do local e destacou que a Sala de Situação contribuirá para reunir a “enormidade” de dados que a Embrapa tem e, a partir disso, tirar as informações de inteligência estratégica necessárias para a agropecuária brasileira. A meta é construir um espaço idêntico na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília.
“Quando eu disse ao João Martins que nós queríamos criar essas duas Salas de Situação, ele imediatamente falou que a CNA iria colaborar e a entidade já fez a sua parte”, disse a ministra da Agricultura.
Evaristo de Miranda apresentou a Sala de Situação. Foto: Luciano Silva
Na cerimônia também foi feita uma exposição sobre o projeto com uso de satélites Carponis, que permite controle desde segurança urbana até a produção agropecuária.
Outro destaque foi a assinatura de um protocolo de intenções para a implementação de sistemas espaciais de sensoriamento remoto, pertinentes aos interesses da agropecuária, da proteção ao meio ambiente e da defesa. O protocolo foi assinado pelos ministros da Agricultura, do Meio Ambiente e da Defesa.
Homenagem – Considerado líder de uma entidade do agro, exemplo de empreendedorismo e parceiro histórico da Embrapa, o presidente da CNA, João Martins, recebeu uma homenagem especial durante a cerimônia. A medalha comemorativa dos 30 anos da Embrapa Territorial foi entregue pela ministra Tereza Cristina ao diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, que recebeu a distinção em nome de João Martins.
O presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Melo de Alvarenga Neto, também foi homenageado.
Daniel Carrara recebeu a medalha da ministra Tereza Cristina. Foto: Divulgação/Mapa
Embrapa Territorial – A unidade foi criada em 1989 com a missão de gerar, monitorar e fornecer dados e mapas sobre atribuição, uso e ocupação das terras no Brasil a diversas instâncias de governo e do setor privado visando ampliar a sustentabilidade e a competividade da agropecuária brasileira.
Dentre os trabalhos do centro, destacam-se o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira e a apresentação da dimensão territorial das áreas dedicadas à preservação ambiental dentro dos imóveis rurais, a partir da análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte