Logo CNA

CNA participa de audiência pública sobre situação de armazéns da Conab
IMG 3712

Tema foi tratado em audiência pública na Câmara

26 de junho 2019
Por CNA

Brasília (26/06/2019) – A CNA participou de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEIC) da Câmara dos Deputados, na quarta (26), para debater a possível privatização de armazéns e centros de distribuição da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A Coordenadora de Assuntos Estratégicos da Confederação, Elisangela Pereira Lopes, apresentou um panorama sobre o aumento da produção associado ao déficit de armazenagem, que chega a 69,9 milhões de toneladas.

Durante a apresentação, a coordenadora indicou algumas sugestões da CNA para melhorar a eficiência da Conab, como a otimização da capacidade instalada, ampliação da capacidade de armazenamento, abertura de capital para condomínios de produtores, manutenção do Programa de Vendas em Balcão e implementação de políticas de prêmio frete e leilões, ou seja, autorizar a Conab atuar na aquisição e distribuição de insumos em regiões isoladas e de mercado restrito.

Atualmente a companhia possui 92 unidades e armazena 2,2 milhões de toneladas, o que representa apenas 1,5% da capacidade estática do Brasil, destacou Elisangela.

Segundo dados da própria companhia, 27 unidades da rede poderão ser desmobilizadas, o que reduziria os custos operacionais em R$ 6,2 milhões. “Estamos tirando gordura para fortalecer a musculatura da Conab, que hoje está com a estrutura sucateada. Para atender mais e melhor e dar continuidade na empresa”, afirmou Newton Araújo, diretor-presidente da Conab.

O debate também contou com as exposições do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Farnese, e do diretor Social e de Comunicação da Associação Nacional dos Empregados da Conab, Aeldo Protázio.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas