Logo CNA

CNA participa de audiência pública sobre setor vitícola
LC3 A Dgia Tecnovitis

Evento aconteceu durante a Tecnovitis, em Bento Gonçalves (RS)

6 de dezembro 2019
Por CNA

Lígia Dutra representou a CNA no evento realizado no Vale dos Vinhedos

Brasília (06/12/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma audiência pública sobre o setor vitícola durante a feira Tecnovitis, na sexta (06), em Bento Gonçalves (RS).

A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, fez uma apresentação sobre os impactos que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) poderá trazer para os produtores de vinho brasileiros.

Ela destacou que o acordo é um dos maiores do mundo e envolve 780 milhões de consumidores. Segundo Lígia, os europeus são os maiores importadores e exportadores de vinhos do mundo.

“Um detalhe importante é que 42% dos vinhos que exportamos vão para o Reino Unido, ou seja, teremos que pensar em um acordo exclusivo com esses países caso se confirme a saída deles do bloco”, disse.

A superintendente de Relações Internacionais da Confederação também abordou temas como o comércio mundial de vinhos, balança comercial brasileira, indicações geográficas e desgravação tarifária prevista no acordo com a UE.

Em sua opinião, o mercado brasileiro precisará se adaptar à concorrência com os produtos estrangeiros. A saída, aponta Lígia, será descobrir novos nichos de mercado para competir e aproveitar as oportunidades existentes em outros lugares no mundo.

“É produção de vinhos é recente no Brasil se compararmos com a Europa, mas é um produto que temos condições de ampliar as exportações pela nossa qualidade. A China, por exemplo, tem registrado um crescimento extraordinário na compra do produto”, afirmou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil