Logo CNA

CNA participa de assinatura de cooperação entre Embrapa e Austrália para beneficiar o Semiárido
Abre credito katia marsicanoembrapa 190313 175032

Pio Guerra e Humberto Miranda estiveram presentes no evento

13 de março 2019
Por CNA

Brasília (13/03/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (12), da assinatura de um Memorando de Entendimento entre o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, e o embaixador da Austrália, Timothy Kane, para a cooperação de pesquisa que vai beneficiar o Semiárido brasileiro.

A iniciativa tem como objetivo a troca de conhecimento entre a Embrapa e a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation – CSIRO australiana e foi motivada a pedido da CNA, como forma de contribuir com o desenvolvimento de pastagens para a região, submetida às condições climáticas de restrição de chuva.

“O programa de melhoramento genético de forrageiras foi muito eficiente para produzir pastagens, mas o presidente da CNA, João Martins, sugeriu um esforço ainda maior de intercâmbio das pesquisas”, disse o presidente da Embrapa, destacando a importância do material genético disponível nos bancos de germoplasma do país estrangeiro.

Segundo Barbosa, “essa parceria vai possibilitar a cooperação para que sejam exploradas as possibilidades de introduzir materiais mais adaptados ao clima do Semiárido no Nordeste do Brasil, beneficiando agricultores, principalmente os mais pobres, que ficaram à margem do desenvolvimento”.

Para o embaixador da Austrália, a assinatura do documento representa a definição de uma estratégia prioritária para ambas as partes. “É uma ocasião muito importante, porque já estamos na América Latina - Colômbia e Chile - agora é o momento do Brasil”, comentou, lembrando que o primeiro passo será uma reunião com a CNA durante visita de representantes da CSIRO.

“Nesse sentido é necessário ter o memorando de entendimento antes de começar uma agenda mais impactante”, disse o embaixador.

Da esquerda para a direita: Humberto Miranda, Sebastião Barbosa, o embaixador Timothy Kane e Pio Guerra

Da esquerda para a direita: Humberto Miranda, Sebastião Barbosa, o embaixador Timothy Kane e Pio Guerra

“Podemos afirmar que a CNA está disponível para contribuir com a Embaixada da Austrália e com a Embrapa no que for necessário”, afirmou Pio Guerra, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da CNA.

Guerra e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, estiveram presentes na assinatura do memorando representando a Confederação.

Assessoria de Comunicação CNA com Assessoria de Comunicação da Embrapa
Fotos: Kátia Marsicano (Embrapa)/Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas