Logo CNA

CNA participa da abertura do e-Agro Bahia
Whats App Image 2019 11 08 at 11 38 52

Feira em Vitória da Conquista mostra novas tendências de inovação tecnológica

12 de novembro 2019
Por CNA

Brasília (08/11/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou na sexta (8), em Vitória da Conquista (BA), da cerimônia de abertura da 1ª Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária (e-Agro Bahia).

A solenidade reuniu autoridades estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças empresariais, produtores, sindicatos rurais, entre outros convidados. A feira é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), com o apoio da CNA.

João Martins e Daniel Carrara visitam a feira

Até domingo (10), os participantes poderão conhecer o que há de mais moderno em tecnologia e inovação em uma ampla programação com palestras, cursos, oficinas, maratonas tecnológicas (hackaton) e exposições de máquinas, simuladores, realidade virtual e aumentada e agritechs, entre outras atrações.

Em seu discurso, João Martins falou sobre a importância da assistência técnica para levar tecnologia aos produtores rurais e que a meta do Sistema CNA é alcançar 400 mil produtores nos próximos anos com o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Segundo ele, esta iniciativa busca capacitar pequenos e médios produtores para inseri-los na escala de produção, pois apenas 20% das propriedades respondem por 84% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, enquanto outros 80% restantes detêm 16%.

“Só se desenvolve a produção com tecnologia e só se tem tecnologia com assistência técnica”, ressaltou. Outro objetivo do Sistema CNA/Senar é preparar mais produtores para o mercado exportador, sendo os produtos lácteos uma das cadeias prioritárias neste projeto.

Daniel Carrara, diretor-geral do Senar

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou a pujança da agropecuária baiana. "A Bahia mais uma vez sai na frente. Esse evento reúne o que precisamos fazer para continuar produzindo mais e melhor. Em cada canto tem tecnologia diferente, tudo para melhorar a vida do produtor rural".

Já o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, disse que a feira é uma oportunidade de bons negócios e de mostrar “a Bahia que dá certo” com as inovações tecnológicas no estado.

Humberto Miranda, presidente do Sistema Faeb/Senar

“A e-Agro Bahia chega para suprir uma carência do nosso setor, que é o grande motor do nosso estado, mas ainda não conta com eventos desse tamanho. Aqui a gente começa a plantar um sonho, uma semente, nesse solo fértil da Bahia que gera emprego e renda”.

Discursaram na abertura do encontro o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Jaymilton Gusmão, e o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira e o secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Teixeira.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas