12/11/2019

CNA participa da abertura do e-Agro Bahia

Brasília (08/11/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou na sexta (8), em Vitória da Conquista (BA), da cerimônia de abertura da 1ª Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária (e-Agro Bahia).

A solenidade reuniu autoridades estaduais, prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças empresariais, produtores, sindicatos rurais, entre outros convidados. A feira é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), com o apoio da CNA.

João Martins e Daniel Carrara visitam a feira

Até domingo (10), os participantes poderão conhecer o que há de mais moderno em tecnologia e inovação em uma ampla programação com palestras, cursos, oficinas, maratonas tecnológicas (hackaton) e exposições de máquinas, simuladores, realidade virtual e aumentada e agritechs, entre outras atrações.

Em seu discurso, João Martins falou sobre a importância da assistência técnica para levar tecnologia aos produtores rurais e que a meta do Sistema CNA é alcançar 400 mil produtores nos próximos anos com o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Segundo ele, esta iniciativa busca capacitar pequenos e médios produtores para inseri-los na escala de produção, pois apenas 20% das propriedades respondem por 84% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, enquanto outros 80% restantes detêm 16%.

“Só se desenvolve a produção com tecnologia e só se tem tecnologia com assistência técnica”, ressaltou. Outro objetivo do Sistema CNA/Senar é preparar mais produtores para o mercado exportador, sendo os produtos lácteos uma das cadeias prioritárias neste projeto.

Daniel Carrara, diretor-geral do Senar

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destacou a pujança da agropecuária baiana. "A Bahia mais uma vez sai na frente. Esse evento reúne o que precisamos fazer para continuar produzindo mais e melhor. Em cada canto tem tecnologia diferente, tudo para melhorar a vida do produtor rural".

Já o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, disse que a feira é uma oportunidade de bons negócios e de mostrar “a Bahia que dá certo” com as inovações tecnológicas no estado.

Humberto Miranda, presidente do Sistema Faeb/Senar

“A e-Agro Bahia chega para suprir uma carência do nosso setor, que é o grande motor do nosso estado, mas ainda não conta com eventos desse tamanho. Aqui a gente começa a plantar um sonho, uma semente, nesse solo fértil da Bahia que gera emprego e renda”.

Discursaram na abertura do encontro o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Jaymilton Gusmão, e o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira e o secretário de Agricultura da Bahia, Lucas Teixeira.

Assessoria de Comunicação CNA (com informações da Faeb)
Fotos: Ascom Sistema Faeb/Senar
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Veja também