13/05/2016

CNA Jovem inicia no Rio Grande do Sul

Foi dada a largada para a fase gaúcha do CNA Jovem, programa criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS) em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) visando o desenvolvimento de novas lideranças para o meio rural e o Brasil. O primeiro encontro presencial reuniu na manhã desta sexta-feira (13/5), em Porto Alegre, 16 participantes de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Ao longo do dia e também durante este sábado (14/5), o grupo será introduzido ao programa de capacitação e às propostas de trabalho, que selecionará no final três jovens para fase nacional, a ocorrer entre os meses de julho e novembro.


Gestor do programa no Estado e Chefe da Divisão de Inovação e Ações Especiais do SENAR-RS, Taylor Guedes, abriu o encontro apresentando informações gerais sobre a instituição, bem como a respeito do Sistema Farsul, parceiro na realização juntamente com os Sindicatos Rurais do Estado. Também abordou as etapas da programação e o conteúdo que será discutido, destacando a importância da inciativa para o agronegócio gaúcho e do país.

O primeiro encontro estimulou as apresentações pessoais de cada participante, abordando expectativas sobre o programa. Bruno Schneider, de Dom Pedrito, disse ter fortes ligações com o campo desde sua infância por causa da família. O zootecnista de 23 anos participa de ações ligadas ao Sindicato Rural de sua cidade, onde ajudou a criar recentemente um grupo jovem para debater o agronegócio na região. “Acredito que participar do programa oportunize nosso crescimento pessoal e intelectual. A partir dessa experiência, quero compartilhar o conhecimento adquirido para solucionar grandes demandas da minha região, como a falta de mão de obra capacitada no campo”.

Com 25 anos e experiência em agronegócios acumulada dentro e fora do país, a veterinária Fernanda Costa Beber, de São Sepé, percebeu no CNA Jovem, além do estímulo às novas lideranças do campo, a possibilidade de aprimorar projetos concretos em benefício do segmento rural. “Entendo que uma das principais necessidades no Estado seja unir e mobilizar os jovens. Temos pessoas com conhecimento e experiência, mas que não costumam atuar juntas juntas. Acredito que o CNA Jovem possa ajudar nessa questão, estimulando lideranças capazes articular o crescimento conjunto no agronegócio”.

O Superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl, destacou na abertura do primeiro encontro que os participantes integram um grupo especial, que representa o futuro do campo. Ele comentou aos jovens a importância de conhecer suas potencialidades e da organização de esforços. “O crescimento do agronegócio depende de ações conjuntas, com pessoas mobilizadas. E para isso, frente aos novos desafios do cenário atual, precisamos de novas lideranças capazes de atender essa necessidade, o que é a proposta deste programa”.


As atividades do encontro acontecem no Master Perimetral Hotel - Av. Loureiro da Silva, 1840, bairro Cidade Baixa. As próximas etapas da fase estadual estão programadas para os dias 3, 4, 17 e 18 de junho.

Serviço

O que: CNA JOVEM – ETAPA GAÚCHA
Quando: sexta e sábado (13 e 14/5), das 9h às 18h.
Onde: Master Perimetral Hotel - Av. Loureiro da Silva, 1840, bairro Cidade Baixa, Porto Alegre.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RS
www.senar-rs.com.br

Veja também