Logo CNA

CNA entrega demandas do café para ministra da Agricultura
Tereza e Breno

Entidade propôs construção conjunta de políticas de garantia de renda ao produtor

28 de janeiro 2019
Por CNA

Brasília (28/01/2019) – Integrantes da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na sexta (25), em Brasília. O grupo solicitou o apoio do ministério para a elaboração conjunta de políticas de garantia de renda para a cafeicultura nacional.

No documento entregue à ministra, a CNA propôs ações baseadas no desenvolvimento de mecanismos de proteção de risco adequados à atividade, na melhoria das políticas cafeeiras amparadas no Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e na regularização dos débitos crônicos que se estenderam ao longo dos últimos anos.

“Cada um saiu daqui com uma tarefa de casa. Temos um estoque grande de café e hoje os preços não são bons. Precisamos construir juntos para ver o que é possível fazer para melhorar a vida do produtor rural, para que ele receba mais e tenha mais renda”, disse Tereza Cristina.

Durante o encontro, os participantes também apresentaram números sobre a cafeicultura nacional e discutiram propostas que possam garantir a sustentabilidade econômica do setor.

Integrantes da Comissão Nacional do Café da CNA com a ministra

Na opinião do presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita, é preciso antecipar medidas para evitar o que aconteceu no ano passado, quando mesmo com uma safra boa, os produtores comercializaram o grão abaixo do custo de produção e não obtiveram lucro.

“Queremos discutir políticas no tempo certo e na medida certa para ajustar e dar ao cafeicultor a rentabilidade que ele precisa por um ano de trabalho”, afirmou Breno Mesquita.

O superintende técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o assessor técnico da Comissão Nacional de Café da CNA, Maciel Silva, também participaram da reunião.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas