Logo CNA

CNA e IEA lançam índice de preço de importação da borracha natural
Borracha natural

Indicador estará disponível para consulta a partir do dia 20 de abril, no site do Instituto e da CNA

18 de abril 2020
Por CNA

Brasília (18/04/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, lançou no sábado (18) um índice de preços de referência para importação da borracha natural.

O indicador vai servir como parâmetro e balizador de negociação para contratos de comercialização dos heveicultores brasileiros.

De acordo com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, a criação do índice atende uma demanda dos heveicultores. “O produtor agora tem um valor real de compra da borracha e vai poder ter tranquilidade para negociar com os compradores”.

A pesquisadora científica do IEA, Marli Dias Mascarenhas, afirmou que a parceria com a CNA surgiu para desenvolver um cálculo moderno e abrangente para atender o setor. “O mercado asiático é referência para a cotação. A partir daí há incidência de muitas variáveis, como frete e seguro até chegarmos ao valor final”.

A heveicultora Carina Aires afirmou que com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria pneumática fechou as portas e interrompeu a compra dos produtos das usinas de beneficiamento, que consequentemente, pararam de comprar a matéria-prima do produtor rural.

“Estamos enfrentando dificuldades em escoar a nossa produção. Os poucos compradores estão oferecendo um preço muito abaixo do normal. Antes, não tínhamos nada sólido para definir o preço da borracha, mas agora, com esse novo índice, o produtor terá um parâmetro para negociar a borracha”, disse.

O novo índice de preços desenvolvido pelo IEA estará disponível para consulta a partir da próxima segunda, dia 20 de abril, no site do Instituto e da CNA.

A borracha natural, obtida a partir do látex da seringueira, é um produto estratégico muito utilizado na fabricação de pneus, brinquedos, acessórios, calçados e autopeças. O setor da saúde é o segundo maior demandante da borracha natural, representando aproximadamente 13% do total, com produtos como luvas cirúrgicas, seringas, cateteres e cápsulas.

O Brasil produz 40% da borracha que consome, gerando mais de 100 mil empregos diretos no campo e renda para inúmeras famílias que vivem da atividade.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação