Logo CNA

CNA e Embrapa levantam resultados do Projeto Biomas na Caatinga
Biomaaas1 191017 134835

Pesquisadores visitaram a área experimental no Ceará

17 de outubro 2019
Por CNA

Brasília (17/10/2019) – Pesquisadores do Projeto Biomas, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fazem nesta semana no Ceará o levantamento e a análise dos resultados do projeto na Caatinga.

A primeira visita do grupo foi na área experimental do bioma, na Fazenda Triunfo, localizada em Ibaretama, a 30 quilômetros do município de Quixadá.

“Nosso objetivo é colher o máximo de informações para subsidiar o relatório final do projeto. Nós observamos que os sistemas produtivos integrados têm aumentado a produtividade agrícola na propriedade”, disse o coordenador nacional do Projeto Biomas, Alexandre Uhlmann.

Segundo ele, na área experimental foi realizado o plantio de espécies nativas, como a árvore de sabiá, que é típica da região. “Observamos sistema integrados, que incorporam cultivos agrícolas em consórcio com a floresta, como o Sistema Agroflorestal (SAF) e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)”, acrescentou Uhlman.

De acordo com a coordenadora do Projeto Biomas na CNA, Claudia Mendes, o grupo de pesquisadores se reuniu na quarta (16), na Embrapa Caprinos, em Sobral (CE), para discutir os resultados das pesquisas na Caatinga.

Reunião na Embrapa Caprinos, em Sobral (CE)

Na quinta (17), haverá uma reunião com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya.

O Projeto Biomas foi criado em 2010 para auxiliar o produtor a utilizar a árvore na propriedade rural com fins econômicos e ambientais e como resolver problemas ambientais com menor custo e possibilidade de obter retorno financeiro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação