Logo CNA

CNA e Cepea levantam custos da pecuária de corte na Bahia
Corte2

Projeto Campo Futuro analisa custos de produção das atividades de cria e recria no município de Wanderley

16 de maio 2019
Por CNA

Brasília (16/05/2019) – Técnicos do Projeto Campo Futuro estiveram na quarta (15) no município de Wanderley, no oeste baiano, para levantar os custos de produção da bovinocultura de corte da região.

A coleta de dados, realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), auxilia os produtores no gerenciamento das suas atividades e faz um mapeamento sobre as características regionais de produção.

De acordo com o analista de Custo de Produção de Pecuária de Corte do Cepea, Giovanni Penazzi, os resultados do painel mostram que as duas principais atividades são de cria e recria.

“A região possui um forte histórico de rebanhos de cria, porém existe alta incidência de recriadores, ou seja, produtores que adquirem os bezerros desmamados pelas propriedades de cria da região e os mantém até chegar a 12 e 13 arrobas. Em seguida, eles vendem para outras propriedades em diversas regiões do estado e até fora dele”.

Segundo o assessor técnico da CNA, Ricardo Nissen, assim como em Barreiras, a atividade de cria demonstrou certa fragilidade no sistema reprodutivo, atingindo baixos índices de reprodução. “Esses produtores podem procurar assistência técnica e gerencial para elevar esses índices e melhorar sua produtividade”.

Outro ponto levantado no painel foi com relação à dificuldade do produtor em se manter na atividade no longo prazo e as condições climáticas que afetou a produção de gado de corte.

“Com histórico de longos períodos de estiagem, os produtores tanto de cria, quanto de recria, não se sentem confiáveis em aumentar a lotação de suas pastagens, com medo da potencial falta de alimentos para os animais”, disse Giovanni.

O assessor técnico da CNA destacou que a atividade vem se recuperando há apenas dois anos e o produtor ainda não se sente seguro em aumentar o rebanho .

O analista do Cepea explicou que as propriedades de recria, neste contexto, possuem uma vantagem em comparação às de cria, uma vez que os produtores podem organizar sua compra de animais de reposição para evitar a presença de animais muito pesados durante o inverno, pois demandam maior oferta de alimentos.

Para o presidente do Sindicato Rural de Wanderley, Múcio José Resende, a reunião foi importante para mostrar a realidade que o produtor vive hoje.

Fazenda Modelo – Os técnicos do Projeto Campo Futuro também visitaram a Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras (BA), que capacita por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (Senar-BA) jovens aprendizes para futuramente trabalharem como supervisores agrícolas.

“A ideia foi mostrar aos jovens a importância do Projeto Campo Futuro na gestão da atividade rural. Esses estudantes em breve poderão auxiliar os produtores nessa questão”, concluiu Ricardo Nissen.

O coordenador de Projetos do Sindicato Rural de Barreiras e coordenador do Jovem Aprendiz, Sunny Aaron, afirmou que o projeto alinha a prática e a teoria através do curso de supervisor agrícola. “Esses jovens estudam a importância dos custos de produção, dos impactos das condições climáticas e de um bom manejo e solo”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação