Logo CNA

CNA discute mecanização da colheita da palma forrageira
MG 1400

Ideia é discutir junto com governo, empresas e entidades de pesquisa um projeto de desenvolvimento de uma colheitadeira

5 de março 2020
Por CNA

Brasília (05/03/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou na quinta (5) uma reunião com representantes do governo e de entidades de pesquisa para discutir o desenvolvimento de um modelo de colheitadeira para a palma forrageira, planta muito utilizada na pecuária do semiárido nordestino para alimentação dos rebanhos e resistente às condições de seca.

Esta é uma das prioridades das federações de agricultura e pecuária do Nordeste por ser uma demanda dos produtores rurais da região. Segundo o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/PB), Mário Borba, a mecanização da colheita vai dar mais eficiência aos produtores e reduzir os custos de produção da cactácea. A ideia é finalizar o projeto ainda neste ano.

Mário Borba

“A palma é a matéria-prima principal da pecuária e há grande demanda pelo seu uso. Então, precisamos criar novas tecnologias para a colheita a um custo acessível para pequenos e médios produtores, no sentido de viabilizar a pecuária no semiárido”, destacou Borba, responsável por coordenar as discussões relativas a palma na CNA.

O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Edilson Maia, também participou das discussões e destacou a importância da palma para o semiárido. ‘Estamos há mais de dois anos discutindo esse projeto. E hoje estamos iniciando o desenvolvimento dessa máquina para atender a toda a região. A colheita hoje é manual e com essa tecnologia haverá ganhos econômicos”.

Edilson Maia

Participaram do encontro representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Cimatec.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas