Logo CNA

CNA discute manutenção de convênio que reduz cobrança de ICMS em insumos agropecuários
Whats App Image 2019 10 09 at 11 37 46

Tema foi tratado em reunião de Grupo de Trabalho com secretarias estaduais de Fazenda

9 de outubro 2019
Por CNA

Brasília (09/10/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu a manutenção do Convênio ICMS 100/1997, que reduz a base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na comercialização de insumos agropecuários em operações interestaduais.

O tema foi tratado em reunião na quarta (9), em Brasília, com as secretarias estaduais de Fazenda dentro do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do qual a CNA é integrante, criado para buscar alternativas ao convênio.

O coordenador de Assuntos Econômicos, Renato Conchon, e o assessor jurídico Dalton Miranda, ressaltaram a necessidade de manutenção do benefício, para que produtos como fertilizantes, sementes e defensivos sejam comercializados a preços mais baixos para o produtor rural.

“Isso vai reduzir os custos para o produtor e permitir investimentos em pacotes tecnológicos mais arrojados. Já a não renovação vai ampliar a carga tributária e trazer mais custos ao setor agropecuário”, alertou Renato Conchon.

O Confaz debate uma forma de substituir o convênio, mas diante do impasse, ele reforçou que a CNA é favorável à continuidade da redução do cálculo do ICMS, enquanto não se tem uma reforma tributária definitiva.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação