Logo CNA

CNA discute demandas do setor de borracha natural
Whats App Image 2018 11 23 at 12 07 06 1

Entidade participou nesta sexta-feira da reunião da Câmara Setorial em São Paulo

23 de novembro 2018
Por CNA

Brasília (23/11/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta sexta (23), em São José do Rio Preto (SP), da reunião da Câmara Setorial da Borracha Natural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O colegiado discutiu temas como certificação, produção integrada, inventário florestal e diagnóstico socioeconômico da cultura no Brasil.

O presidente da Câmara Setorial, Fernando Guerra, apresentou o andamento das discussões relacionadas ao levantamento das áreas com seringueira no País. Na avaliação do assessor técnico da Comissão de Silvicultura da CNA, Maciel Silva, essas informações são relevantes para a cadeia produtiva.

Maciel Silva, assessor técnica da CNA

“O setor precisa saber seus números para ter um planejamento adequado das políticas públicas. Além disso, o desconhecimento dessa informação gera incertezas de mercado que são danosas aos produtores”.

Silva destacou ainda o Diagnóstico Socioeconômico da Cadeia da Borracha, outro tema da pauta. “Esse estudo permitirá a identificação das principais dificuldades do setor e como os gargalos podem ser superados para aumentar a competitividade dessa cadeia produtiva”.

A representante do Mapa, Gisele Ventura Gilli, fez uma apresentação sobre a produção integrada da cadeia, que trata do estabelecimento de parâmetros e requisitos para que seja obtida a certificação governamental voluntária. O setor de borracha natural busca, no futuro próximo, ter um protocolo para certificação junto ao ministério.

Para o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha, Antonio Carlos da Costa, é preciso envolver todos os elos da cadeia produtiva nesse processo. “Para que ocorra a agregação de valor, nós precisamos envolver a indústria e demonstrar aos consumidores a qualidade do produto, que é garantida por um certificado.”

A reunião ocorreu durante o 11º Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista e a 3ª Feira do Agronegócio da Borracha Natural. O evento ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2018 e tratou sobre o cenário atual do manejo e o mercado da borracha natural no Brasil e no mundo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação