28/05/2019

CNA discute cooperação com organização de pesquisa da Austrália

Da esquerda para a direita: o embaixador da Austrália, Timothy Kane; o presidente da CNA, João Martins, a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra e o diretor global da CSIRO, Nick Pagett

Brasília (28/05/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se na terça (28) com o diretor global da Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Commonwealth (CSIRO), Nick Pagett, e o embaixador da Austrália no Brasil, Timothy Kane, para discutir cooperações entre os dois países na parte de pesquisa.

A CSIRO é o órgão nacional de pesquisa na Austrália e tem mais de 5 mil pesquisadores em todo o mundo que atuam no desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura. Na América do Sul, as operações da CSIRO ocorrem no Chile. A experiência australiana em inovação para a agricultura poderá beneficiar os produtores rurais brasileiros.

João Martins demonstrou interesse em linhas de pesquisa e transferência de tecnologias em iniciativas com foco na sustentabilidade, como o controle de evaporação em reservatórios de água para a agricultura e desenvolvimento de forrageiras resistentes à seca.

O diretor da CSIRO explicou que 80% das variedades de algodão existentes no mundo foram desenvolvidas pela agência de pesquisa e fomento. Nick Pagett também expôs que há estudos em andamento para o desenvolvimento de grãos que utilizem menor quantidade de água.

A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, apresentou a atuação da CNA e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro.

Ao final da reunião, ficou definido que a CNA vai elaborar uma agenda com propostas do setor rural brasileiro que estejam alinhadas com as áreas de pesquisa da agência australiana. O próximo encontro acontecerá em junho, quando uma comitiva de pesquisadores da CSIRO se reunirá com os assessores técnicos na CNA.

Também participaram da reunião o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira, o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, a superintendente técnica adjunta da CNA, Natália Fernandes, a assessora de Relações Internacionais da CNA, Bárbara Lopes, o coordenador técnico do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro. Também participaram o diretor da CSIRO no Chile, Orlando Jimenez, e o oficial de pesquisa da embaixada da Austrália, Caio Jacob.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Veja também