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CNA destaca importância do agro em evento sobre logística portuária
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Fórum reuniu profissionais e autoridades em Brasília

9 de outubro 2019
Por CNA

Brasília (09/10/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abordou a importância do agronegócio no Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário (Santos Export 2019), na terça (8), em Brasília.

“A população mundial cresce em uma escala muito grande e a América do Sul, particularmente o Brasil, vai suprir grande parte do crescimento do mercado mundial, mas ainda temos problemas logísticos seríssimos”, afirmou o consultor de Infraestrutura e Logística da Confederação, Luiz Antônio Fayet.

“Em quatro décadas, saímos da produção de soja, por exemplo, de 18 milhões em 1988, para 119 milhões de toneladas em 2018 e, no período 1990 a 2014 a área ocupada cresceu 46% enquanto na produção foi de 234%."

Segundo ele, ao se comparar, por exemplo, o custo logístico do transporte da porteira até o porto de despacho é de três a quatro vezes mais caro no Brasil do que na Argentina e nos Estados Unidos. “Para o Brasil isso é uma forte restrição porque temos mercado, capacidade produtiva, mas os custos corroem as receitas do setor rural”, disse.

Durante sua apresentação, Fayet mostrou as novas rotas da exportação brasileira, que de acordo com ele, são basicamente as da Bacia Amazônica e o sistema de São Luís (MA). “No entanto são áreas que ainda estão muito desprovidas de infraestrutura necessária.”

O consultor destacou que a proposta da CNA é que o Brasil faça um pacto de fidelidade com os clientes internacionais para que tenham aqui os canais de comercialização e, que o governo estimule esses compradores a virem investir em terminais no País ou se associarem com empresários brasileiros, principalmente no setor portuário.

“Ao se estruturarem no País com terminais portuários, os clientes internacionais terão garantia de suprimentos e o Brasil garantia de comercialização.”

Durante o Santos Export 2019, empresários e autoridades discutiram a revisão da legislação portuária, a implantação de um marco regulatório eficiente para o setor e mais investimentos em portos. Além disso, trataram de gestão e inovação no setor de transporte, indústria global do shipping (embarque de produtos em navios), regulação na logística de comércio exterior e navegação de Cabotagem.

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