Logo CNA

CNA defende revisão de norma da Aneel para descontos em energia elétrica
Whats App Image 2019 05 15 at 14 58 57

Resolução de 2017 da Agência atinge irrigantes e aquicultores por conta da morosidade na concessão de licenciamento ambiental e outorga

15 de maio 2019
Por CNA

Brasília (15/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defende a revisão da Resolução nº 800/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que passou a exigir de irrigantes e aquicultores o licenciamento ambiental e a outorga para os descontos na energia previstos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A principal preocupação é em relação à morosidade tanto na concessão quanto na renovação do licenciamento e da outorga das duas atividades, que levam em média dois e quatro anos, respectivamente, o que pode resultar no cancelamento dos descontos para a irrigação e a aquicultura no horário das 21h às 6h, trazendo impactos econômicos negativos para os produtores rurais.

Preocupado com a questão, o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), deputado federal José Mário Schreiner, discutiu o tema com o diretor da Agência Rodrigo Limp, na terça (14), em Brasília. O assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Gustavo Goretti, também participou do encontro.

“Há uma dificuldade muito grande com os órgãos ambientais que dão essa licença. A demora no licenciamento ambiental irá resultar no cancelamento dos descontos e precisamos de uma alternativa para solucionar essa questão”, relatou Schreiner.

Segundo o assessor Gustavo Goretti, além da perda dos descontos, a medida afeta culturas como feijão, tomate e arroz irrigado em regiões onde essas atividades movimentam a economia.

“Há estados onde a morosidade é muito grande na emissão e na renovação do licenciamento e da outorga. Mesmo com o produtor atendendo as demandas dos órgãos ambientais existe a necessidade de uma melhoria de procedimentos de análise e de aumento do número de técnicos para analisar esses processos.”, ressaltou.

O diretor da Aneel disse que vai analisar a demanda da CNA para buscar a melhor alternativa sem prejudicar o setor produtivo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas