Logo CNA

CNA defende agropecuária sustentável em Fórum do Estadão
FC3 B3rum Foto Apex

Assunto foi debatido com diversas entidades em São Paulo nesta quarta (21)

21 de novembro 2018
Por CNA

Brasília (21/11/2018) – O coordenador de Sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias Filho, destacou o compromisso do Brasil com a produção sustentável na agropecuária ao participar, nesta quarta (21), em São Paulo, do Fórum Estadão Agronegócio Sustentável.

“Nunca estivemos tão à vontade para discutir sustentabilidade dentro da propriedade. Nós fizemos nosso dever de casa e por isso somos líderes mundiais em agricultura sustentável. Nossa responsabilidade ambiental está sendo cumprida”, afirmou Nelson, no painel “Inovação para práticas sustentáveis”, que teve a presença de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rabobank e Basf.

Nelson Ananias Filho, Coordenador de Sustentabilidade da CNA

“Para produzirmos o que se produz hoje, com a tecnologia de 40 anos, teríamos que ter avançado em mais 170 milhões de hectares. Esse ‘não avanço’ é uma poupança ambiental para o mundo. Isso tudo é investimento em tecnologia, verticalização da produção.”

O painel também abordou questões relacionadas ao prazo na liberação de novas tecnologias no País. Para Nelson Filho, qualquer tecnologia inovadora que seja incorporada à produção reflete no aumento da produtividade e no melhor uso dos recursos naturais dentro da propriedade.

“A inovação é muito favorável e de fácil assimilação pelo produtor, porém, precisamos criar meios para que tanto grandes quanto médios e pequenos produtores tenham acesso à tecnologia, porque só assim conseguiremos avançar de forma sustentável. Temos vários desafios, mas com tecnologia poderemos usar cada vez melhor os recursos naturais.”

Os painelistas também discutiram a importância da certificação na produção agropecuária como forma de agregar valor aos produtos brasileiros. Segundo o coordenador da CNA, a certificação é um caminho. No entanto, pelo fato da atividade agropecuária brasileira ser heterogênea, esse mecanismo não pode se tornar uma barreira não tarifária para os produtores.

Agropecuária e as questões climáticas

O debate também abordou a adoção das tecnologias de baixa emissão de carbono, como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas, para se produzir com sustentabilidade, e levantou a hipótese de o Brasil sair do Acordo de Paris, firmado entre 175 países para a promoção de ações que reduzam a emissão dos gases de efeito estufa.

Nelson Filho ressaltou que as tecnologias ABC já fazem parte das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil para reduzir os feitos da atividade agropecuária no aquecimento do planeta.

“Porque as pastagens são degradadas? Porque geralmente as pastagens estão onde não há infraestrutura. É preciso fazer um investimento maciço e levar tecnologia ao produtor para recuperar essas pastagens, como ensiná-lo a fazer um terraço ou curva de nível. Essa é um tipo de tecnologia que recupera o solo e triplica uma produção.”

O coordenador reforçou ainda que o setor está pronto para contribuir com as ações brasileiras, estando o País ou não no Acordo de Paris.

“Estamos investindo em iLPF, tratando efluentes, recuperando florestas, etc. Isso é um diferencial que o produtor já faz. Temos um Código Florestal rígido que regula todas essas ações e o produtor aderiu ao Cadastro Ambiental Rural, ele tem endereço e se não cumprir a lei, vai ser notificado”, afirmou.

“É necessário descolar o produtor da visão de que ele exaure os recursos da sua propriedade. Temos hoje uma das agriculturas mais sustentáveis do mundo. Estando ou não no acordo, temos como comprovar.”

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas