Logo CNA

CNA debate futuro das políticas de pesquisa agropecuária do Brasil
135481ad 4450 40ac 9dc5 e23db2e713f0

Entidade participou do 57ª Congresso do Sober, em Ilhéus (BA)

22 de julho 2019
Por CNA

Brasília (22/07/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na segunda (22), em Ilhéus (BA), do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) para debater questões sobre agricultura, alimentação e desenvolvimento no país.

O coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, participou do painel “Os desafios para as políticas de pesquisa agropecuária no Brasil” e falou da expectativa dos produtores rurais em relação ao tema.

“A pesquisa foi primordial para o desenvolvimento da agropecuária brasileira. Ela contribuiu fortemente para que o país se tornasse referência em agricultura tropical no mundo. No entanto, ela precisa de transformações para que a evolução continue na mesma velocidade em que os produtores e consumidores de alimentos demandam”.

Coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva

De acordo com Maciel, ser ágil na identificação das necessidades dos produtores rurais e adequar o desenvolvimento científico a elas são o primeiro passo para a mudança.

“O segundo passo diz respeito ao financiamento da pesquisa. Ter condições legais para explorar comercialmente os produtos do desenvolvimento científico também é parte da mudança. O orçamento público encontra-se cada vez mais restrito. As instituições deverão ter a oportunidade de serem autossustentáveis”.

Participaram também do debate representantes do Senado Federal, do Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil