Logo CNA

CNA apresenta rentabilidade da cafeicultura em Simpósio no ES
Whats App Image 2019 10 09 at 14 04 27

Entidade participou do 10º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

9 de outubro 2019
Por CNA

Brasília (09/10/2019) – O coordenador de Produção Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Maciel Silva, apresentou o cenário econômico da cafeicultura nacional no 10º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil em Vitória, no Espírito Santo.

Silva se baseou nos dados do Projeto Campo Futuro coletados este ano e afirmou que o momento que a cafeicultura vive é crítico. “Mais do que nunca os produtores terão que trabalhar a gestão das propriedades, bem como utilizar ainda mais as ferramentas de gestão de risco.”

Segundo ele, em 2019, em todas as regiões onde foram realizados os levantamentos do Projeto Campo Futuro, os produtores estavam operando com margem líquida negativa.

“A situação econômica atual é um reflexo direto das depressões dos preços que tem ocorrido no mercado internacional nos últimos anos. A melhor forma de melhorar esse cenário é utilizando as ferramentas de hedge (estratégia de proteção contra riscos de oscilações de preços) hoje disponíveis”.

Durante a mesa redonda, os engenheiros agrônomos Mário Ferraz, técnico da Cooxupé, e Ênio Bergoli, representante do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresentaram a análise de custo feita por outras instituições, que identificaram o mesmo cenário econômico para a atividade e chegaram a alternativas similares para driblar o cenário de crise.

Para Maciel Silva, a evolução da pesquisa cafeeira no Brasil foi primordial para que a situação dos produtores não fosse ainda pior.

“Nos doze anos do Projeto Campo Futuro foi possível verificar um incremento significativo da eficiência e dos ganhos de produtividades das propriedades modais. Essa evolução é um reflexo claro do trabalho feito pela pesquisa cafeeira nacional orquestrada pelo Consórcio Pesquisa Café.”

Os participantes puderam debater também iniciativas que a pesquisa brasileira pode desenvolver para auxiliar na gestão de risco, aumento da eficiência dos fatores de produção e acesso a mercados.

O evento segue até sexta (11), no Centro de Convenções de Vitória, com outros debates sobre cafeicultura de precisão, qualidade da bebida e demais temas de relevância para o setor.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação