Logo CNA

CNA apresenta desafios para as exportações do Mercosul em reunião da Farm
20180830farmtf063 0 485616002015362957031

30 de agosto 2018
Por CNA

Brasília-DF (30/08/18) – A superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Lígia Dutra, apresentou aos membros da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm) os desafios para as exportações do Cone Sul. A reunião aconteceu durante a Expointer, em Esteio, Rio Grande do Sul.

Segundo Lígia, entre os principais desafios estão a informatização dos procedimentos no campo das exportações, inserção de médios e pequenos produtores no mercado internacional e a demanda crescente por produtos certificados.

“Mesmo estando em um momento de crise, devemos enxergar esse período como uma oportunidade para inovar, para desenvolver novas ideias e gerar as transformações necessárias para a implementação de políticas de médio e longo prazo”, afirmou. “Também precisamos de uma política comercial clara e continua. A ampliação da presença brasileira em mercados externos deve ser uma estratégia de longo prazo.”

Ela acrescentou ainda que o crescimento populacional impulsionará a demanda por alimentos. “Precisaremos atendê-la de forma sustentável. Para isso, será necessário maior uso de tecnologia para produção no campo, o que elevará a produtividade da agricultura e da pecuária.”

Acordos internacionais também podem ser uma estratégia para atender a demanda por alimentos, ressaltou a superintendente da CNA. “Acordos internacionais aproximam a demanda e oferta de produtos agropecuários ao diminuir barreiras de comércio entre os países e aumentando a competividade do setor no mercado externo.”

Lígia Dutra falou também dos projetos desenvolvidos pela CNA para o fortalecimento do setor no mercado internacional como a Aliança AgroBrazil, Rede Interagro e as possibilidades de abertura comercial com a Ásia para determinados produtos como frutas e lácteos.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas