Logo CNA

Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica será inaugurado em Campo Novo (MT)
14311478 947074552071476 1906180163599627997 o 0 707738002015150610851

O espaço será voltado para os cursos e capacitações promovidas pelo SENAR-MT

13 de setembro 2016
Por Senar

Rede e-Tec, qualificações, programas especiais, treinamentos, dias de campo, palestras, oficinas e diversas outras ações educacionais serão oferecidas no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica (CTDT) que será inaugurado na próxima sexta-feira (16.09), em Campo Novo do Parecis. Na ocasião será firmada uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).

Com uma área de 30 hectares, a proposta de construção dessa unidade visa atender a uma demanda dos produtores associados à Ampa por mão de obra qualificada. E, nesse sentido, foi firmada a parceria com o SENAR-MT, que, no caso de Campo Novo do Parecis e de Sorriso, ficará responsável pela maioria dos cursos e treinamentos oferecidos. Contudo, o Instituto Matogrossense do Algodão (IMAmt) continuará oferecendo cursos e treinamentos específicos para a cadeia do algodão.

O Técnico em Agronegócio é um dos cursos ofertados pelo SENAR-MT, tanto no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Campo Novo do Parecis, quanto no de Sorriso. O curso Técnico tem duração de dois anos na modalidade a distância, com carga horária de 1.230. Destas, 20% destinadas a encontros presenciais e 80% a distância. É um curso com conteúdo prático, considerado ideal para jovens e adultos que vivem e trabalham no campo. As turmas são de 50 alunos.

Além da Rede e-Tec, o SENAR-MT também ofertará treinamentos com carga horária de 24 a 40 horas que irão preparar profissionais para atuarem em diversas áreas. Dentre elas, a de Manejo Integrado de Pragas (MIP), Manejo e Conservação do Solo, Saúde e Segurança no Trabalho e Máquinas e Implementos Agrícolas.

Já as qualificações ofertadas pela instituição de ensino nos Centros de Treinamento tanto de Campo Novo, como no de Sorriso tem carga horária que oscila entre 80 e 120 horas. Dentre os mais solicitados estão os de Operador de Máquinas Agrícolas; Qualificação em Agricultura de Precisão; Gestão de Propriedades Rurais, Mecânico de Tratores, Operação e Manutenção de Pá Carregadeira, Operação e Manutenção de Empilhadeira.

Mas não é só isso. Há também os Programas Especiais como o Sucessão Familiar, que tem por objetivo geral mostrar aos participantes como se dá o processo sucessório para o crescimento, desenvolvimento, longevidade e sucesso nas empresas familiares do agronegócio.

Campo Aprendiz é outro Programa Especial que também é ofertado nos Centro de Treinamentos. O objetivo é realizar técnicas corretas na operação, regulagem e manutenção de tratores agrícolas. Além disso, o SENAR-MT também oferece palestras, oficinas e dias de campo. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis para saber qual a programação de cursos que serão realizados no Centro de Treinamento nos próximos meses e verificar se há vagas.

Os Centro de Treinamentos e Difusão Tecnológica também serão utilizados para o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias para o atual sistema produtivo adotado no cerrado. O objetivo é realizar trabalhos de pesquisa voltados para as necessidades dos produtores de cada núcleo regional. Além do SENAR-MT, o IMAmt também firmou parcerias com instituições como a Embrapa, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas