Logo CNA

Minas Gerais

Centro de Excelência da Cafeicultura: SENAR MINAS vai a Varginha discutir projeto

O projeto será referência nacional e internacional

22 de novembro 2018

Por: SENAR MINAS

O superintendente do Senar Minas , Christiano Nascif, acompanhado de um grupo de gestores da entidade, esteve em Varginha, no sul de Minas, para tratar do projeto do primeiro Centro de Excelência na Cafeicultura do país, que funcionará no município. O projeto será referência nacional e internacional e irá atender a todos os estados produtores com ações de pesquisa, ensino e extensão, além da promoção de eventos relacionados ao café.

A equipe do Senar Minas , juntamente com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha, Arnaldo Bottrel Reis, e o diretor presidente da Fundação Procafé, José Edgar Pinto Paiva, reuniram-se com o prefeito Antônio Silva e seu secretariado para atualizar informações sobre a parceria e o projeto. De acordo com o superintendente, o centro será um divisor de águas da cafeicultura nacional. Todas as capacitações e treinamentos do SENAR Nacional sobre cafeicultura passarão por ele. Cafeicultores e técnicos de Rondônia, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e de outros estados passarão pelo Centro.

Durante o encontro foi possível reforçar os laços da parceria e determinar um período para início das obras, visto que o projeto já está com o Senar e tem a aprovação da prefeitura, que deu parecer favorável à construção. A previsão é que a obra seja iniciada entre março e maio de 2019 e finalize num prazo máximo de 12 meses. “A cafeicultura nacional ganhará muito com este centro, através do melhor preparo dos profissionais para trabalharem na cadeia do agronegócio café, devido à maior profissionalização dos produtores e funcionários da cafeicultura”, disse Christiano.

Após a reunião, o grupo esteve na área onde será construído o Centro e aprovou o local, que será também a sede da Faculdade CNA, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. A faculdade trará cursos de graduação voltados para o agronegócio com foco na cafeicultura, além de cursos de ensino a distância (EAD) e cursos técnicos presenciais voltados para a cultura do café.

No Centro haverá também uma ala para exposições, centro de convenções, laboratórios e áreas para pesquisas e experimentos. “É a o Sistema FAEMG cumprindo a sua função de fortalecer cada vez mais o Agronegócio Mineiro, sendo o braço forte e representativo do produtor rural mineiro”, finalizou o superintendente.

Centros de Excelência no país

O Brasil contará inicialmente com dez Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rurais. As unidades, voltadas para diversas cadeias do agronegócio, serão construídas em municípios dos seguintes estados: Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Ceará e Tocantins – e no Distrito Federal. A escolha foi feita obedecendo criteriosamente as características regionais das cadeias produtivas de cada estado.

Áreas de atuação