Logo CNA

Capacitações motivam mulheres a lançarem livro “Delícias do Café”
Dsc05841web 0 050128002015150611891

Produtoras de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo, se tornaram empreendedoras

26 de abril 2016
Por Senar

Determinação, inspiração e empreendedorismo são alguns pontos que levaram 66 mulheres, esposas e filhas de produtores rurais, a criarem o Núcleo Feminino da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel). Criado em 2009, na época, com 45 mulheres, o Núcleo Feminino construiu uma relação aberta, de união e transparência.

O grupo realiza reuniões mensais, cursos e treinamentos, e aproxima, cada vez mais, as famílias com a cooperativa, gerando o envolvimento de ambos os lados e apresentando resultados positivos a partir do engajamento no Núcleo.

Culinária em Café, Com Licença Vou à Luta, Conservas Vegetais, são alguns dos treinamentos disponibilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR/ES) que o Núcleo Feminino da Cooabriel participou como uma oportunidade de aprender para empreender.

Com essas experiências, elas se motivaram a criar o livro “Delícias do Café”, que tem 18 receitas saborosas, tendo como base o café, produto de destaque na economia do município. O projeto do livro era objeto de desejo, desde as primeiras capacitações realizadas em fevereiro de 2011. Elas viram uma forma de transformar a realidade do campo e de melhorar a renda familiar após os treinamentos.

Segundo a coordenadora do projeto, Nadya Bronelle, o livro é resultado do aprendizado das mulheres. “Os cursos e treinamentos do SENAR-ES estão sempre promovendo a melhoria da qualidade dos produtores rurais e das famílias. Todos os instrutores têm dedicado esforços e em cada treinamento percebemos uma evolução”, conta.

A parceria, que surgiu através do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha, se consolidou e tornou-se presente no projeto. Inclusive, algumas das receitas do livro fazem parte dos treinamentos realizados.

Para Evani Maria Cassaro Martinelli, mais conhecida como Dona Nininha, líder do Núcleo, é um prazer imenso realizar esse trabalho com a parceria do SENAR/ES. “Todas as integrantes do grupo se sentem realizadas e com as vidas modificadas pelas capacitações que tornaram possíveis o aprimoramento do trabalho no campo”, revela.

Delícias do Café
Além da união e motivação de aprender novas habilidades, as integrantes enxergam o livro “Delícias do Café” como um propósito para tornar conhecidas receitas como cocada, mousse, trufa, licor, biscoito e outras delícias feitas à base de café para outras esposas e filhas de produtores rurais, para que possam agregar mais valor ao café, que é fonte de renda da maioria da população da região. As experiências das mulheres do Núcleo Feminino da Cooabriel aliadas às técnicas aprendidas resultaram na produção do livro.

O livro pode ser baixado no seguinte link:

http://cooabriel.coop.br/wp-content/uploads/2016/01/cooabriel_livro_receitas.pdf

Assessoria de Comunicação do SENAR/ES
www.faes.org.br

Matérias Relacionadas