Logo CNA

Capacitações garantem novas oportunidades a detentos do sistema penitenciário do Pará
Agpara1abre 0 44324900 1515061254

Cursos oferecidos pelo SENAR-PA estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos internos

8 de janeiro 2016
Por Senar

No último ano, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) aumentou o número de cursos para iniciação profissional voltados para internos em todo o Estado. Em 2014 foram ofertadas 136 vagas, que resultaram em 130 certificações. Já em 2015, a Susipe ampliou as vagas ofertadas para 698, certificando 611 pessoas.

Diferente dos cursos profissionalizantes, as capacitações de iniciação profissional ou nível básico são cursos que não exigem escolaridade mínima, o que possibilita a qualquer detento, independente do seu nível de instrução, a possibilidade de obter um certificado de qualificação profissional. O objetivo é possibilitar o acesso deste público ao mercado de trabalho.

Na Susipe esta modalidade de ensino vem atender a crescente demanda por qualificação profissional. Com carga programática de 40 horas, duração bem menor que a de muitos cursos profissionalizantes, os cursos de iniciação profissional preparam o aluno para desenvolver funções básicas e de baixa complexidade. As aulas são focadas em conhecimentos específicos, para garantir que o interno desenvolva as competências primárias de um determinado ofício.

“O principal benefício é o atendimento de um número maior de custodiados no que diz respeito à formação profissional. Temos uma demanda maior de pessoas que não tem o ensino completo, então é muito importante abranger esse público nos cursos ofertados. Sem contar que após esse tipo de iniciação, podemos desenvolver outros módulos mais avançados e melhorar cada vez mais a qualificação profissional do interno. Isso garante ao apenado a oportunidade de se preparar, além de contribuir para sua reinserção social”, avalia a gerente da Divisão de Educação Prisional (DEP) da Susipe, Aline Mesquita.

Os cursos de nível básico são oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará (SENAR-PA), que em parceria com a Susipe oferta educação profissional com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos internos, aliando essa formação a princípios de sustentabilidade, produtividade e cidadania.

Em 2015 foram ofertados cursos como os de operador e de manutenção de tratores agrícolas, confecção e customização de bolsas, técnico em segurança do trabalho, produção de materiais de higiene e limpeza, pintura em tecido, biojóias, artesanato com materiais reciclados e manipulação, armazenamento e conservação de alimentos. Este último gerou emprega 20 internas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) que passaram a trabalhar como merendeiras em convênio firmado com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O interno Cléuton Melo, 34 anos, custodiado no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), tem Ensino Médio incompleto e viu nos cursos de iniciação profissional a oportunidade de se qualificar e aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho.

“Quero mudar de vida, por isso decidi investir na minha educação e qualificação profissional. Estou concluindo o Ensino Médio na unidade e não perdi tempo. Já participei de dois cursos de capacitação, da produção de materiais de higiene e limpeza e de pintura em tecido. Acredito que terei muitos benefícios com esses cursos quando estiver lá fora e quem sabe estarei à frente da concorrência. É uma oportunidade que não se pode perder, principalmente porque são poucos aqui que têm os estudos completos”, conta Cléuton Melo.

Profissionalização – Além dos cursos básicos, a Susipe também oferece capacitações por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa de desenvolvimento profissional, que também promove a elevação da escolaridade, conta com vagas exclusivas para pessoas privadas de liberdade.

Nas unidades prisionais da Susipe são ofertados cursos profissionalizantes na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas, para detentos dos regimes fechado e semiaberto, e desde 2013 para egressos do sistema penitenciário. Estas capacitações são realizadas pelo Pronatec em parceria com os Sistemas Nacionais de Aprendizagem, como Senai, Senac, Sest-Senat e SENAR.

Em 2015, foram oferecidos através do Pronatec 205 vagas, entre cursos de operador de computador, montador de móveis, produtor de embutidos e defumados, auxiliar agropecuário, manicure e pedicure, auxiliar de biblioteca, operador de maquinas e implementos agrícolas, padeiro, garçom, vendedor, recepcionista de eventos, pintor de obras, mecânica de motocicletas e outros.

A Divisão de Educação Prisional da Susipe (DEP) busca também parcerias para a realização de cursos para nível técnico. No último ano, essa modalidade de ensino ofertou três cursos com 20 vagas cada, para o setor elétrico, de refrigeração e fabricação de vassouras.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Matérias Relacionadas