Logo CNA

Capacitações do SENAR geram emprego e renda em comunidade rural mineira
Barroso delicias do caetes 03 0 023964002015150612291

Parceria com associação comunitária de Barroso garante oito capacitações para população local

1 de março 2016
Por Senar

“Minha vida mudou muito. Hoje trabalho em casa e ganho dinheiro fazendo o que eu gosto.” As palavras são de Andréia Aparecida Goulart Cassavara, moradora da Comunidade do Caetés, egressa de cursos do SENAR Minas nas áreas de doces, biscoitos e artesanato em sementes. Tais cursos fazem parte de uma lista de oito que já foram ministrados na comunidade, localizada na zona rural de Barroso, desde 2013, a partir da parceria entre o SENAR Minas, o Sindicato Rural de Barbacena e a Associação Comunitária do Povoado do Caetés.

Andréia conta que ela e a filha iam todos os dias até Barroso para trabalharem como empregadas domésticas. “Era muito cansativo por causa da distância. Muitas vezes dependíamos de outras pessoas para conseguir carona para ir trabalhar.” Mas ela enxergou uma oportunidade nos cursos relacionados à culinária. “Antes, produzia biscoitos para consumo próprio, mas sempre sonhei em expandir. E essa possibilidade veio a partir dos cursos do SENAR Minas porque aprendi a fazer da forma correta, a fazer bem feito e até a precificar meus produtos.”

Andréia e outras egressas formaram, há dois anos, o grupo Delícias do Caetés. Atualmente formado por cinco mulheres, o grupo produz quitutes como biscoitos, roscas, broas e pães. “Os produtos mais vendidos são os biscoitos de creme e as rosquinhas comuns.” O grupo se reúne uma vez por semana, na varanda da casa de Andréia, para produzir as delícias. “No começo saímos com sacolas para vender nas ruas de Barroso. Hoje recebemos muitas encomendas e vamos à cidade uma vez por semana realizar as entregas.”

Parceria

A parceria entre a associação e o Sindicato Rural de Barbacena teve início no ano de 2013, quando o então presidente, Nelinho Trindade Filho, tomou conhecimento os cursos oferecidos. “De lá para cá, realizamos cursos em diferentes áreas, como cursos de doces e compotas, cursos de pães e biscoitos e cursos de artesanato, entre outros. O mais recente foi de artesanato em sementes, curso que abriu o ano de 2016,” revela Nelinho Trindade.

A associação foi criada em 1996, reunindo moradores da Comunidade do Caetés. “É uma comunidade pequena, formada por cerca de 120 pessoas, mas todos muito engajados. Para se ter uma ideia, realizamos, há 28 anos, o torneio leiteiro”, conta o presidente da associação, lembrando que de tempos para cá, o evento é realizado no Parque de Exposições comprado pela associação.

E é no torneio leiteiro que é realizado, desde 2014, o Festival de Quitandas. “Trata-se de uma oportunidade dos participantes dos cursos exporem seus produtos, já que fazemos a degustação, além, claro, de comercializarmos a produção”, aponta Trindade.“No primeiro ano, a associação doou os ingredientes e as delícias do Caetés foram apresentadas para degustação. No segundo ano, durante o primeiro dia de evento, doamos os quitutes, sendo que a partir do segundo dia de evento, passamos a comercializar. E foi um sucesso. Este ano estamos indo para a terceira edição do Festival de Quitandas dentro do torneio leiteiro”, explica Andréia Cassavara.

Geração de trabalho e renda

Para o presidente da Associação Comunitária do Povoado do Caetés, Fulton Graças Meireles Malta, a parceria entre o Senar Minas, o sindicato e a associação não deve parar. “Precisamos oferecer formação ao nosso povo e é o Senar que nos possibilita isso. É uma satisfação saber que muitas pessoas da nossa comunidade passaram pelos cursos e hoje produzem para vender. Ou seja, trabalhamos de forma a oferecer trabalho e dele vem a renda.”

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas