Logo CNA

Capacitações do Pronatec do SENAR mudam a vida de produtores do baixo Parnaíba
Capa 1 1 0 818311002015150612341

Equipe de gestores do Sistema FAEMA/SENAR-MA visitam exemplos de casos de sucesso na região

18 de fevereiro 2016
Por Senar

Gestores da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA) visitaram esta semana diversas experiências exitosas do Pronatec do SENAR nas áreas de olericultura e horticultura implantadas por produtores em comunidades de Santa Quitéria e de Coelho Neto que tem se destacado na região.

A ideia foi conhecer projetos implantados a partir de parcerias firmadas no ano passado com a prefeitura de Santa Quitéria e o SENAR, a fim de alavancar a produção rural por meio da capacitação do homem do campo.

As capacitações implantadas na região do baixo Parnaíba no período de 2014 a 2015 alcançaram uma média de 500 produtores que hoje mantém uma média de cinquenta casos de sucesso, é o que afirma o secretário de agricultura de Santa Quitéria, Carlos Alberto Monteles. “A capacitação promovida pelo SENAR é a melhor possível”, avalia.

Banana

Com experiência e entusiasmo o produtor José Correia, morador do povoado Ladeira em Santa Quitéria, investiu na plantação de banana, melancia e feijão. Capacitou-se por intermédio de cursos ofertados pelo programa Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR e foi contemplado com o projeto Cultivo Irrigado de Banana – cuja parceria envolve o Banco do Brasil, prefeitura local e SENAR.

Feliz, o produtor elogia a iniciativa e conta que mantém renda fixa com a comercialização de seus produtos que tem como carro chefe a banana prata, muito apreciada pelos paladares da região. “Fiz cinco cursos que me ajudaram a melhorar a minha plantação”, afirmou José Correia.

Novo produtor

Mas a novidade não para por aqui. A iniciativa das instituições rendeu para Glenilson Costa Silva mudança total de vida. O novo produtor migrou da profissão de pedreiro para avicultor e olericultor. Em seu quintal, Silva tira agora rendimentos mensais para si e para a sua família que ultrapassam seus ganhos em atividades anteriores.

Diversas outras casos de sucesso foram mostrados na ocasião. Com destaque para os projetos de meliponicultura, piscicultura e avicultura que recebem atualmente assistência técnica continuada da equipe de profissionais da prefeitura local. Uma parceria de sucesso, segundo os gestores do Sistema FAEMA/SENAR.

Assentamento

Já em Coelho Neto, os cursos do Pronatec do SENAR favoreceram um grupo de 20 moradores do assentamento Guará que investiram em uma área de 50 metros quadrados. A terra, cedida pelos dos próprios moradores, serviu para plantar cheiro-verde, couve, pepino, pimentão, abobrinha e alface. A parceria neste caso foi firmada pela prefeitura de Coelho Neto e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

“Foi uma oportunidade única. Já debatíamos a necessidade de novas formas de alavancar a nossa produção e o SENAR trouxe isso: diversos cursos que atenderam o nosso objetivo, onde podemos trabalhar menos e produzir mais”, disse o produtor Herbert dos Santos Lima, satisfeito com os conhecimentos adquiridos na capacitação do SENAR.

O vice-presidente da FAEMA, José Hilton Coelho de Sousa, destacou a oportunidade de capacitar produtores e de fortalecer parcerias com associações, sindicatos, prefeituras, empresas e outras, onde o foco sempre será a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

“Visitamos vários casos de sucesso. Todos os produtores que visitamos foram capacitados pelo SENAR com assistência técnica continuada pela equipe da prefeitura. Podemos ver através dos depoimentos que antes dos cursos faziam o trabalho sem conhecimento e que agora estão colhendo frutos e melhorando a renda de suas famílias.”

O gerente técnico do SENAR e coordenador do Pronatec, Carlos Antônio Feitosa, disse que o uma boa parceria resulta em casos de sucesso que se destacam não somente na região, mas em todo o estado. Ele elogiou a equipe multiprofissional que assiste aos produtores rurais e destacou a visão do prefeito em investir na produção agrícola.

“Aqui em Santa Quitéria nós tivemos uma boa parceria com a Secretaria de Agricultura com o quadro técnico focado no desenvolvimento do setor rural. Tivemos um rendimento muito bom, tanto com os cursos do Pronatec quanto com os cursos da Formação Profissional Rural (FPR)”, disse Feitosa, destacando os casos de sucesso com horticultura, avicultura, apicultura e suinocultura. “E isso nos deixa satisfeitos porque o que a gente quer mesmo é capacitar e ver resultados”.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas