Logo CNA

Capacitação em gerente de fazenda é uma das novidades do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso, MT
30032016094013web 0 401055002015150612041

Anúncio foi feito pelo presidente do Sistema FAMATO/SENAR durante a abertura oficial da feira Show Safra BR163, em Lucas do Rio Verde

30 de março 2016
Por Senar

A ampliação da qualificação da mão de obra para o campo, com ênfase na agroindústria presente na região do norte de Mato Grosso, foi o destaque dado pelo presidente do Sistema FAMATO/SENAR, Rui Prado, durante a solenidade de abertura da feira Show Safra BR163, em Lucas do Rio Verde. O evento, que conta com a parceria das entidades do Sistema Famato/Senar, iniciou na tarde desta terça-feira (29/03), no parque de exposições da cidade.

Prado aproveitou para anunciar as novidades do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Sorriso, como a capacitação em gerente de fazenda.

"Nós já estamos operando ali na estrutura do Instituto Mato-grossense do Algodão, Ima, em pareceria, que é um centro de treinamento no meio do caminho entre Lucas e Sorriso. Lá serão formadas turmas, por exemplo, de gerentes de fazendas e ofertados todos os demais cursos que forem precisos", informou à plateia presente na abertura. Também compuseram o dispositivo de honra o governador Pedro Taques e seu vice, Carlos Fávaro.

O Centro de Treinamento, que entrou em funcionamento em janeiro deste ano, tem a missão de ampliar o portfolio de qualificações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT) em uma das principais regiões produtivas do Estado. Ele passa a oferecer cursos de curta duração, de até 40 horas, e também de qualificações mais específicas e de maior duração, com 80 horas ou mais, até mesmo em nível de especialização.

Prado aproveitou a reunião de diversos produtores de todos os municípios da região, bem como empresários de outros elos da cadeia do agronegócio, inclusive de outros países, para deixar clara a necessidade de se ampliar a parceria com quem produz e revende maquinário utilizado no campo.

"Quero fazer um convite aos produtores rurais e, principalmente, às empresas de máquinas, indústrias e revendas: vamos nos unir e fazer mais cursos de capacitação através do SENAR/MT, que dá o aprendizado às pessoas que vão operar essas máquinas. Elas têm alta tecnologia e, muitas vezes, o funcionário não consegue extrair todo o potencial delas. Por isso, precisamos que as indústrias e revendas forneçam suas máquinas para estarem ali, no prédio do Centro de Treinamento, para que possamos capacitar ainda mais pessoas", reforçou o presidente.

SHOW SAFRA – A grandiosidade da feira que abre a temporada de eventos técnicos do agronegócio em Mato Grosso foi destacada por quem estava presente na abertura. "Essa não é apenas mais uma feira regional, mas é uma feira brasileira que mostra tecnologia para o mundo. Lucas do Rio Verde sempre esteve na vanguarda das soluções e, mais uma vez, a Show Safra veio mostrar isso para a população", comentou Prado.

O governador Pedro Taques anunciou a intenção de transformar a Show Safra em uma feira internacional, "para que o mundo conheça cada vez mais as potencialidades de Mato Grosso", disse ao público.

O presidente da Fundação Rio Verde, realizadora da feira, Joci Piccini, também comentou sobre possíveis novidades nas futuras edições da Show Safra, como a ideia de realiza-la em outros municípios da BR-163. "Nós fazemos essa feira aqui porque acreditamos na agricultura, no trabalho de cada produtor. Essa troca de experiências nos faz cada vez mais produzir em benefício dos produtores e da população brasileira. Estamos estudando fazer essa feira itinerante, para que todos os municípios deem a sua contribuição".

Estande - O SENAR/MT tem um estande na feira, onde oferece duas oficinas de Agricultura de Precisão, voltadas para operação de máquinas, e outras duas de NR 31.8 - Saúde e segurança no trabalho. Outra novidade exposta pela entidade este ano é a vitrine da carne, com a qual o público pode aprender a cortar e preparar peças bovinas, suínas e ovinas, além de degustar o produto final.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAMATO/SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas