Logo CNA

Canal do Produtor TV levará educação do SENAR para milhões de brasileiros
Abre 69 0 392901002015150611481

Programação de seis horas, de segunda a sexta-feira, terá atrações variadas

22 de junho 2016
Por Senar

A mais nova ferramenta de comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - o Canal do Produtor TV - já está no ar com informações técnicas, análises e educação a distância. O lançamento do canal de televisão exclusivo do Sistema CNA/SENAR ocorreu nesta terça-feira (21/6), em Brasília.

A programação será variada, com informações e análises para impulsionar a produção, a renda e a qualidade de vida no campo, além de também funcionar como uma ferramenta de ensino a distância, com aulas, palestras e informações para aplicação no dia a dia nas propriedades rurais. Os programas serão exibidos de segunda a sexta-feira, das 6h ao meio dia. As atrações também poderão ser assistidas ao vivo pelo site www.canaldoprodutor.tv.br .

Blairo Maggi, João Martins e Donário de Almeida acionam simbolicamente o início das operações do Canal do Produtor TV

“No mundo atual, a comunicação tem importância estratégica e o Canal do Produtor TV levará aos mais longínquos rincões do País, nas casas dos agricultores, nas escolas e nas fazendas, informações necessárias para fortalecer ainda mais a agropecuária brasileira", destacou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do SENAR, João Martins, durante a solenidade de lançamento do Canal do Produtor TV.

“É um sonho que estamos realizando. Já somos geradores de conteúdo para grupos pequenos e agora teremos que transformar isso para um público de, aproximadamente, três milhões de pessoas no Brasil, com seis horas de programação diária. O principal desafio será fazer a nossa rede funcionar para conseguir ter os estados como provedores de conteúdo”, ressaltou o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara.

A cerimônia também contou com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra, e do diretor do Canal Rural, Donário Almeida, além de autoridades, superintendentes regionais do SENAR e presidentes de Federações da Agricultura estaduais.

Blairo Maggi saudou a criação do novo veículo de comunicação do Sistema CNA/SENAR

“A nossa agropecuária é exemplo para o mundo graças ao empenho e esforço dos nossos produtores, mas precisamos continuar crescendo, produzindo mais e abrindo novos mercados. Iniciativas como essa vão apoiar o nosso trabalho e ajudar a colher resultados. O Canal do Produtor TV será uma oferta de conhecimento de forma simples, direta e democrática”, elogiou o ministro da Agricultura.

Quem também prestigiou o momento histórico do Sistema CNA/SENAR foi o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli. Para ele, mais do que levar informações sobre o setor, o novo canal vai estimular a adoção de tecnologias e contribuir para suprir a carência de assistência técnica no Brasil. “Esse canal soa como uma melodia aos meus ouvidos. Vem ao encontro da necessidade de informar de forma séria o que o produtor precisa para produzir com segurança. Vai ensinar como usar e também provocar a adoção de inovação para aqueles que ainda não estão usando as tecnologias adequadas”, complementa.

Divulgação ampliada

Luiz Henrique Paiva

Os superintendentes regionais do SENAR que estiveram presentes na solenidade também salientaram a importância da nova ferramenta de comunicação para divulgar as ações e programas promovidos pela entidade. “O canal vai complementar o que já estamos fazendo e divulgar o nome do SENAR. A televisão aberta dificilmente chega no campo e a maioria dos produtores possui antena parabólica”, observa o superintendente no Rio Grande do Norte, Luiz Henrique Paiva.

Luiz Figueiredo

Para o superintendente do SENAR no Maranhão, Luiz Figueiredo, o Canal do Produtor TV será uma “revolução” no setor primário. Ele acredita que o veículo será fundamental para aprimorar a comunicação com os produtores e fortalecerá, principalmente, a educação a distância. “Com a chegada da televisão, a nossa previsão é ampliar o número de polos da Rede e-Tec Brasil no SENAR de três para oito. Vamos ter um canal que é nosso, para divulgar as nossas coisas e ser mais transparente. Hoje, a casa pode ser de taipa e coberta de palha, mas tem uma parabólica”, brinca.

Eurípedes da Costa

Na opinião do superintendente do SENAR Goiás, Eurípedes Bassamurfo da Costa, a criação do Canal do Produtor TV é um marco e uma maneira de dar visibilidade para o Sistema CNA/SENAR perante toda a sociedade. “O que nós fazemos chega nos produtores, trabalhadores e familiares, mas precisamos fazer com que alcance do campo à cidade para sermos reconhecidos. Sem falar que o SENAR é o braço da educação do Sistema. A nova ferramenta será um multiplicador disso e uma inovação”, prevê.

Sintonia

Para viabilizar o projeto Canal do Produtor, a CNA e o SENAR firmaram uma parceria com o Canal Rural que inicia, agora, as transmissões do Canal Rural X, por satélite, com recepção do sinal por antena parabólica digital. É nesse espaço que o Sistema CNA/SENAR terá sua programação diária.

Para sintonizar o Canal Rural X e assistir à programação do Canal do Produtor TV, o receptor digital da antena parabólica deve ser apontado para o Satélite C2. A sintonia pode ser feita em busca automática, atualizando os canais do aparelho de TV para incluir e gravar na lista o Canal Rural X. Na opção de sintonização manual, o aparelho deve ser colocado na polarização vertical, utilizando a frequência 03652 e Symbol Rate 03000. O Canal do Produtor TV também poderá ser acessado na internet em www.canaldoprodutor.tv.br .

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Wenderson Araújo e Tony de Oliveira
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas