Logo CNA

Campo Futuro levanta custos de produção de leite e suínos em RO e SC
Leite 190523 190324

Projeto da CNA passou pelos municípios de Rolim de Moura e São Miguel do Oeste

23 de maio 2019
Por CNA

Brasília (23/05/2019) – Técnicos do Projeto Campo Futuro levantaram, na quarta (22), os custos de produção da pecuária de leite, em Rolim de Moura (RO), e da suinocultura, em São Miguel do Oeste (SC).

A coleta de dados contou com a participação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, da Labor Rural/UFV, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), além de produtores rurais e representantes de sindicatos rurais.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Thiago Rodrigues, o perfil do produtor de leite de Rolim de Moura é diferente de outras regiões visitadas pelo projeto.

Thiago explicou que hoje a atividade leiteira é definida em três pilares: custo, preço e eficiência produtiva. “O único ponto que o produtor não consegue controlar é o preço. Mas, com os outros itens, ele pode começar a fazer o dever de casa, anotando os gastos e gerenciando os custos para que a atividade traga um melhor retorno financeiro”.

O produtor Carlos Jean dos Santos participou do encontro. Para ele, o que foi apresentado no painel foi fundamental para ensinar o produtor a anotar todas as informações da propriedade, principalmente os custos de produção.

Já Luiz de Lira Feitoza pontuou que a apresentação do Campo Futuro encoraja o produtor a dar a volta por cima e vencer as dificuldades do dia a dia da propriedade.

Suinocultura – Técnicos da CNA e da Labor Rural/UFV também levantaram os custos de produção da suinocultura, em São Miguel do Oeste (SC).

Para o suinocultor Renato José Reichiert, o produtor está preocupado em fazer uma boa gestão da propriedade e obter bons resultados. “Ferramentas nós temos, mas não tão detalhadas como as apresentadas no painel. Esse trabalho da CNA sempre nos direciona e nos ajuda a colocar na ponta do lápis e calcular os gastos”.

Painel de suinocultura e São Miguel do Oeste (SC)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil