Logo CNA

Campo Futuro levanta custos de produção de grãos no Nordeste
Soja e milho 190612 205451

Municípios de Balsas (MA) e Uruçuí (PI) foram visitados pelos técnicos do projeto

12 de junho 2019
Por CNA

Brasília (12/06/2019) – O Projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou na terça (11) e na quarta (12) paineis de levantamento dos custos de produção de soja e milho nos municípios de Balsas (MA) e Uruçuí (PI), respectivamente.

O objetivo da coleta de dados, que contou com a participação de produtores rurais e técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), foi reunir informações estratégicas, junto aos produtores rurais, para ajudá-los na tomada de decisões no dia a dia na atividade.

Em Balsas, o produtor rural Luís Carlos afirmou que o encontro foi importante para mostrar a realidade da produção. “Às vezes a gente até se apavora porque percebemos que não anotamos todos os custos na ponta do lápis e isso é fundamental para o agricultor economizar e se planejar dentro da atividade”.

Já em Uruçuí, o produtor Sérgio Luis Bortolozzo Junior destacou o levantamento de custos de produção como um diferencial para saber o que fazer na próxima safra. “Nós precisamos saber o que estamos gastando. É importante saber o que teve de erro e acerto para projetar uma melhora na eficiência e operação na safra seguinte”.

Painel do Campo Futuro em Uruçuí

O Campo Futuro é realizado pela CNA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das federações de agricultura e pecuária e sindicatos rurais.

A iniciativa alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil