Campo Futuro analisa custos de produção do café arábica em Minas Gerais
Produtores rurais do município de Santa Rita do Sapucaí participaram do encontro
Brasília (10/07/2019) – Técnicos do Projeto Campo Futuro visitaram na terça (9) produtores rurais do município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, para levantar os custos de produção do café arábica.
A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com universidades e centros de pesquisa, alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
A coleta de dados no município mineiro foi realizada pelo Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA) e contou com a presença da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
De acordo com o técnico do CIM/UFLA, Matheus Mangia, os resultados prévios do levantamento indicam um Custo Operacional Efetivo (COE) de R$ 457,98 por saca.
“Os custos com mão de obra representam 47% desse valor. Com relação às despesas com insumos, os fertilizantes representam 20% do COE”, disse Matheus.
O produtor Ney Carneiro participou do encontro e afirmou que foi interessante para conhecer a realidade dos custos da atividade. “Nós fizemos um comparativo das despesas com outras regiões. Dessa forma, conseguimos pensar como enxugar esses custos”.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil