Logo CNA

Campo Futuro analisa custos da pecuária de corte no Extremo Sul da Bahia
Corte2 190604 143447

Iniciativa contou com a participação de produtores rurais e técnicos do Cepea

4 de junho 2019
Por CNA

Brasília (04/06/2019) – Para levantar os custos de produção da pecuária de corte, o Projeto Campo Futuro reuniu na última semana produtores rurais do município de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia.

A coleta de dados realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) contou com a participação de representantes de sindicatos rurais e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

De acordo com o analista de Custo de Produção de Pecuária de Corte do Cepea, Giovanni Penazzi, os resultados do painel mostraram que os produtores da região ainda estão descapitalizados devido à forte seca dos últimos três anos.

“Observamos que esses produtores conseguem pagar o Custo Operacional Total (COT) e se manter na atividade em médio prazo, mas estão com dificuldade em aumentar o rebanho”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamaraju, Everaldo Santos Melo, afirmou que geralmente o produtor não tem o conhecimento real do custo de produção. “Ele investe, faz a manutenção da propriedade e o que sobra no bolso ele acha que é o lucro”.

Segundo ele, a planilha apresentada no painel mostra quanto custa para produzir um animal. “Agora o produtor pode analisar os resultados e saber a hora certa de investir. Ele vai poder enxugar os custos e melhorar a lucratividade”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação