Logo CNA

Boa produtividade da soja no Mato Grosso pode ajudar a reduzir perdas da pecuária
Colheita de soja 159 0 98430200 1515009882

31 de janeiro 2017
Por CNA

Por: Campo Grande News

A produção de soja em Mato Grosso do Sul na safra 2016/17, deve ultrapassar as 7 milhões de toneladas, e o bom desempenho das lavouras pode ajudar também os pecuaristas do Estado. O maior volume de grão no mercado vai contribuir para queda nos custos da produção bovina.

A Associação dos Produtores de Soja de MS espera que neste ciclo a safra nacional ultrapasse a produtividade 50 sacas por hectare, podendo algumas regiões atingirem até 60 sacas de média.
"Vamos com certeza ultrapassar o volume esperado pela Conab. Parte desses números serão elevados pela região de MATOPIBA, onde são encontradas lavouras de alta qualidade e rendimento", afirma o presidente Almir Dalpasquale.

De olho nisso, o presidente do MNP (Movimento Nacional dos Produtores), Rafael Nunes Gratão, vê vantagem refletidas na pecuária. Para ele, a soja pode ajudar a amenizar os prejuízos do quarto mês seguido de queda na arroba do boi.

"O volume de grãos, maior que o esperado, contribui com a queda dos custos no processo de engorda, em um cenário de baixa capitalização do pecuarista devido a retração no consumo de carnes", afirma ele que também é diretor do Sindicato Rural de Campo Grande.