Logo CNA

Bahia escolhe os seus representantes para a etapa nacional do CNA Jovem
Cnaj ba vencedores 0 086708002015150611631

Outros estados indicarão os selecionados nas próximas semanas

6 de junho 2016
Por Senar

Foram dois meses de encontros, reuniões, dinâmicas e desenvolvimento de projetos! Enfim, dois meses de muito trabalho. E eles corresponderam. No total, 19 jovens de todo o estado começaram a etapa estadual do CNA Jovem na Bahia, apresentando desafios para o município ou região onde vivem, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos produtores rurais e o desenvolvimento do setor agropecuário.

No domingo (4/6) chegou o grande dia: conhecer o resultado dos selecionados. Primeiramente, apenas três jovens seguiriam para a etapa nacional, que será realizada no mês de julho em Brasília. Mas, durante o evento, o presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Sistema FAEB/SENAR, João Martins, trouxe uma dos melhores notícias do dia para os candidatos: “Diante do alto nível dos trabalhos apresentados pelos jovens baianos, o número de vagas para a Bahia aumentou para cinco”, anunciou Martins.

Informação celebrada pelos jovens, ansiosos pelo resultado – o que não demorou a acontecer. Os instrutores do CNA Jovem, Adauto Liberato, David Schmidt e Eduardo Teixeira, todos participantes da edição passada, tiveram a responsabilidade de anunciar os selecionados.

Os três primeiros colocados irão participar, ainda, de um curso de liderança e coaching oferecido pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, reconhecido pela Revista Você S/A como o melhor programa de desenvolvimento de líderes do país. Eles ainda irão realizar uma viagem pelos principais polos produtivos do setor agropecuário baiano, num trabalho de imersão ainda maior do que é produzido no estado.

O evento

A superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães, foi a primeira a falar com os jovens, ainda antes da divulgação do resultado dos selecionados. Ela reforçou a importância da atuação de cada um deles nos municípios onde moram e o poder de transformação que eles podem exercer. “Aqui estamos dando apenas um passo inicial. Todos são vitoriosos e líderes. Vocês sairão daqui ainda mais preparados, com uma nova rede de contatos e relacionamentos, com seus desafios ainda mais aprimorados e com a certeza de que vocês podem transformar o nosso setor. Independente do resultado, eu vejo 19 jovens que estão prontos para executar o plano de ação de vocês nos seus municípios”, concluiu.

João Martins

O presidente da CNA e do Sistema FAEB/SENAR, João Martins, conversou com os jovens logo em seguida, minutos antes da divulgação do resultado. Sem discurso formal, antecipou que ali, com os candidatos, iria conversar de forma descontraída sobre o setor agropecuário e o papel da juventude para que o país seja cada vez mais competitivo. “Vocês serão os responsáveis pelas transformações necessárias para que a Bahia e o Brasil exerçam sempre papel de protagonistas na produção mundial. E para isso é preciso muito trabalho e atenção, pois essas transformações acontecem de forma cada vez mais rápida. O que antes eram necessários 20 anos para acontecer, hoje, não são precisos nem cinco”.

João Martins terminou a conversa fazendo uma convocatória para os jovens. “Sejam provocadores de mudanças em seus municípios. Assumam o papel de líder. Se aproximem cada vez mais no nosso sistema sindical. Procurem a FAEB, o SENAR. Critiquem, sugiram mudanças. Isso é fundamental para termos um futuro ainda mais promissor, porque, a organização da produção só acontece com a organização dos produtores”, finalizou Martins.

Grupo que participou do programa na Bahia

Outros estados

O programa segue nos outros estados e, no próximo final de semana (11 e 12), mais cinco regionais do SENAR encerrarão a etapa estadual: Ceará, Pará, Roraima, Maranhão e Rondônia. No seguinte (18 e 19), será a vez do Espirito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba, Acre, Amazonas e Rio Grande do Sul indicarem os seus selecionados. Nos dias 25 e 26, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Amapá fecham a sua fase. Mato Grosso será o último estado a concluir o CNA Jovem Estadual nos dias 29 e 30.

O CNA Jovem tem como foco preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. A expectativa é que 81 jovens participem da fase nacional, que acontecerá em Brasília. Serão realizados quatro encontros, cada um com uma temática principal: propósito de liderança (8 a 10 de julho), diferencial do líder (19 a 21 de agosto), empreendedorismo (14 a 16 de outubro) e comunicação (25 a 27 de novembro).

Conheça os jovens baianos selecionados:

José Vicente Pires Neto
Município: Camacan
Formação: Engenharia Agronômica
Desafio Final: Aumentar a produtividade e a rentabilidade das principais cadeias produtivas da Região Sul da Bahia
“Adquirir novos desafios, crescer como pessoa e como profissional e dar segmento ao desenvolvimento rural na minha região, no nosso estado e no país como um todo. Tenho a expectativa de mudar a mentalidade do produtor, aumentar a produtividade e a união dos agricultores, essas são as bandeiras que defenderei em Brasília.”

Débora Cristine Strassburguer
Município: Luís Eduardo Magalhães
Formação: Engenharia Agronômica
Desafio Final: Aumentar a segurança jurídica do pequeno e médio produtor do Oeste Baiano.
“A minha expectativa é de que essa etapa vá complementar a etapa estadual, que agregue mais valor ainda. Uma vez que esses encontros nos prepararam para encarar com mais confiança os desafios nacionais. Espero que com isso eu possa agregar mais valor ao nosso Sindicato, a nossa Federação e representar bem a Bahia.”

Tarcia Carielle Miranda Dantas Nunes
Município: Miguel Calmon
Formação: Zootecnia
Desafio Final: Aumentar a rentabilidade da cadeia produtiva do leite no município de Miguel Calmon.
“A etapa estadual nos preparou desenvolvendo o nosso espírito de liderança para encararmos os próximos desafios de cabeça erguida. Com essa bagagem adquirida nesses três encontros me sinto preparada para na etapa nacional superar todas as expectativas que nos foram depositadas aqui hoje pela equipe do CNA Jovem e pelo presidente da Federação, João Martins.”

Mateus Amorim Vieira Aleixo
Município: Nova Canaã
Formação: Engenharia Agronômica
Desafio: Desenvolver a produção de alimentos irrigados dos pequenos produtores da região Semiárida do Sudoeste Baiano com baixo consumo de água e energia.
“Tive aqui um grande ganho na questão profissional em relação ao desenvolvimento de liderança. A equipe do Programa nos preparou para enfrentar o futuro com o comportamento de um verdadeiro líder. E agora na próxima etapa vamos desenvolver os desafios que aqui propomos. O ganho profissional e pessoal para o futuro foi fantástico. E sem dúvida será uma experiência única que eu vou levar para resto da minha vida.”

Samir Dultra Abdalla
Município: Baixa Grande
Formação: Engenharia Florestal
Desafio Final: Fomentar recomposição da vegetação, através do fornecimento de mudas para atendimento dos dispositivos legais (APP e RL) no município de Baixa Grande, Região Semiárida.
“Nós tivemos aqui uma preparação muito além do que esperávamos. A expectativa é que em Brasília a gente possa colocar em prática aquilo que foi melhorado aqui na etapa estadual e representar o nosso estado e a nossa diversidade.”

Saiba mais sobre a edição 2016 do programa CNA Jovem clicando aqui.

Assessoria de Comunicação do SENAR Bahia com SENAR Brasil
http://www.senarbahia.org.br/

Matérias Relacionadas