Logo CNA

Bahia

Sistema CNA/SENAR desafia jovens a apresentarem soluções inovadoras para o setor agropecuário
Img 2817 grupo

8 de junho 2018

Diante da necessidade de contribuir para a proposição de soluções para os desafios do setor agropecuário brasileiro, um grupo de jovens integrantes da Rede CNA Jovem está participando de uma maratona de inovação para a geração de ideias neste sábado (4) e domingo (5), em Brasília.

Na abertura do evento, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, declarou que o programa de desenvolvimento de liderança empreendedora CNA Jovem gerou frutos. “Naquela época, a maioria era jovem. Hoje, temos lideranças em diversos setores. Agora, precisamos da competência e inteligência desenvolvidas para encontrar soluções para que setor agropecuário continue avançando”, declarou.

Na Edição Especial do CNA Jovem, os jovens são desafiados a buscar alternativas para que o Sistema CNA atue positivamente na busca da segurança jurídica e sustentabilidade econômica da propriedade rural. Também estão na pauta o acesso às novas tecnologias, a otimização da relação entre produtor e indústria e a atuação coletiva nos pleitos setoriais.

De acordo com a Diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa, a rede de jovens está fortalecida e amadurecida. “A oficina de inovação é resultado da soma de esforços das duas edições do CNA Jovem”, declarou.

“O intuito do encontro de trabalho é fazer com que eles compartilhem um pouco das experiências e capilaridade que eles têm em todo o país para resolver questões da agropecuária”, destacou.

Rafael Marques representou o Rio Grande do Sul na primeira edição nacional do CNA Jovem em 2014. Desde então ele atua em comissões da Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e no ano passado 2017 assumiu a secretaria de agricultura do município de São Francisco de Paula.

“Este é o momento de retribuirmos todo o investimento do Sistema CNA/Senar e contribuirmos para a melhoria da representatividade do produtor rural brasileiro, que é a nossa maior motivação”, afirmou.

Para Fabiana Frota, que depois de participar da primeira edição do CNA Jovem, atua na diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, a oficina de inovação é uma experiência importante.

“Antes de virmos a Brasília, realizamos um trabalho longo com atividades de campo para levantar informações e necessidades dos produtores rurais. Agora é a hora de encontrarmos soluções inovadoras”, pontuou Fabiana.

O empreendedor serial, Mário Sérgio Kojima, que também é consultor de empresas multinacionais, como o Facebook, conduzirá até amanhã o oficina de inovação.

Também participam do evento como consultores o coordenador de meio ambiente da Superintendência Técnica da CNA, Nelson Ananais, e o Coordenador do Departamento Sindical da CNA, Wilson Brandão.


Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
https://www.flickr.com/photos/canaldoprodutor/albums/72157699439375794
Fotos : Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas