Logo CNA

Ações do SENAR/MS colaboram no desenvolvimento da pecuária de leite
9592 expoverde capa web 0 149168002015150611591

O município de Rio Verde de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, é referência nacional da cadeia produtiva

10 de junho 2016
Por Senar

O município de Rio Verde de Mato Grosso, localizado em Mato Grosso do Sul, é referência nacional em pecuária de corte. Agora, a cidade, famosa pelo turismo ambiental, está investindo na pecuária de leite voltada à atuação dos produtores familiares. Esse incremento no segmento lácteo foi destacado pelas lideranças rurais do Sistema FAMASUL - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul , durante a abertura da 42ª Expoverde - Exposição Agropecuária de Campo Verde.

De acordo com a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Candido, no município 20 produtores familiares são assistidos pela Metodologia Assistência Técnica e Gerencial (ATeg) - Mais Leite. "O SENAR/MS, entidade que compõe o Sistema Famasul, contribui para o desenvolvimento do setor lácteo do município. Rio Verde já é referência em pecuária de corte, ocupando o 7º lugar no ranking estadual e agora vamos alavancar o segmento leiteiro, com conhecimento técnico".

O cenário de baixa produtividade dos produtores de leite do estado de Mato Grosso do Sul levou o SENAR/MS a criar a ATeG com o objetivo de incrementar a produção da cadeia leiteira sul-mato-grossense. Os produtores rurais que atuam na atividade leiteira em Mato Grosso do Sul carecem de recursos acessíveis e permanentes de assistência técnica que propiciem aumento da qualidade do leite e tecnificação de seu manejo e sistema produtivo.

O diretor executivo do Sistema FAMASUL, Lucas Galvan, acrescentou a afirmação de Terezinha destacando a atuação do SENAR/MS em Rio Verde de MT. "Em 2015, a instituição capacitou aproximadamente 420 pessoas, cumprindo o papel de levar conhecimento aos pequenos produtores, garantindo segurança familiar".

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde de MT, Silvio Fonseca, a Expoverde, que segue até o dia 12 de junho, é uma feira que movimenta a região. "O nosso município tem sua economia voltada para a pecuária, com um rebanho superior a 500 mil cabeças. Apesar do gado de corte ser o nosso carro chefe, sendo altamente evoluído em termos de genética, a agricultura tem avançado em passos largos, com 121 mil hectares de área agricultável".

Além dos representantes citados, estiveram presentes na abertura, o prefeito municipal, Mario Kruger , a vice-prefeita Dinalvinha Viana, o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Launil José Marquesan, os deputados estaduais Beto Pereira e Felipe Orro, entre demais autoridades políticas e rurais. Mais de 70 pessoas participaram da abertura que resultou também na inauguração do a inauguração do Galpão leiteiro do parque de exposições do município.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MS
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas