Logo CNA

Aumenta oferta para capacitação no meio rural
Capacitacoes mg 0 54813800 1515060982

SENAR MINAS conclui mais um ano com crescimento em suas atividades

22 de fevereiro 2017
Por Senar

O SENAR MINAS fecha mais um balanço comemorando crescimento em suas atividades. Em 2016, a entidade apurou aumento de 9,41% frente ao planejado para o ano e, mesmo em meio às turbulências do ano passado, mantém uma taxa anual de crescimento, nos últimos cinco anos, da ordem de 10%.

Foram 12.472 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, além de programas especiais, atendendo a 202.124 pessoas entre produtores, trabalhadores rurais e familiares. Tudo isso em parceria com 382 entidades cooperadas distribuídas por todo o estado. Acompanhando a modernização no meio rural, o SENAR também têm centrado esforços na adequação de seus conteúdos, intensificando os investimentos nos cursos voltados para Mecanização e Agricultura de Precisão no campo.

Os resultados se traduzem em produtividade nas fazendas. Em Ibiá, no Triângulo Mineiro, Pedro Pezzuti Ávila de Aguiar, proprietário da Fazenda São Pedro, comemora o aumento da colheita e credita isso ao uso da Agricultura de Precisão, que já utiliza há oito anos. Capacitar os funcionários foi fundamental para esse sucesso, como comprova o operador de máquina Nélio Donizete da Silva: “Quem quer trabalhar com agricultura de precisão deve ter disponibilidade para aprender e investir na profissão. Ao me capacitar com os cursos do SENAR sinto que sou uma pessoa privilegiada. O resultado vem com o salário melhor e o reconhecimento profissional.”

Em Reduto, município da Zona da Mata próximo da fronteira de Minas com o Espírito Santo, o casal Cira Maria Ferreira de Oliveira e Luís Carlos de Oliveira também colhe bons resultados após investir em aprendizado. Ex-alunos do Programa Negócio Certo Rural, hoje eles comemoram o sucesso de sua horta hidropônica, técnica aprendida também com o SENAR MINAS. Da feira e dos mercadinhos, as hortaliças chegaram a mercados, restaurantes, lanchonetes e empresas que fornecem alimentação aos seus funcionários. Categórica, Cira diz que o programa foi fundamental: “Aprendi que saber organizar é saber planejar o futuro. Temos que saber trabalhar. O SENAR nos dá a esperança de uma vida melhor”.
2017

Para 2017, o SENAR MINAS planeja promover 12.925 cursos. Somando os programas especiais, a previsão é atender 218 mil pessoas. O planejamento foi elaborado com base na análise do histórico de eventos realizados nos anos anteriores, conhecimento do mercado de trabalho e necessidades das comunidades rurais, V Encontro de Entidades Cooperadas – Oficinas Regionais de Planejamento, além da análise do cenário econômico e tendências das principais atividades. De acordo com o superintendente do SENAR MINAS, Antônio do Carmo Neves, “a cada ano, o planejamento torna-se mais assertivo”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas