Logo CNA

Aumenta demanda por qualificação e capacitação na área de gestão
Ncr mt 1 0 472286002015150611601

Este mês, o SENAR-MT vai realizar turmas do Negócio Certo Rural nos municípios de Lucas do Rio Verde, Alto Araguaia e Nova Ubiratã

9 de junho 2016
Por Senar

O Programa Negócio Certo Rural (NCR) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) visa despertar o empreendedorismo no homem do campo. As demandas pelo programa são crescentes em todo o estado e, para junho, estão previstas turmas nos municípios de Lucas do Rio Verde, Alto Araguaia e Nova Ubiratã.

Realizado em parceria com os sindicatos rurais dos municípios e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Negócio Certo Rural ajuda a melhorar a gestão da propriedade rural por meio do conhecimento. "Um dos caminhos para melhorar a renda é capacitar e qualificar o trabalhador e é nesse ponto que o SENAR-MT entra ofertando 254 treinamentos que são gratuitos para o trabalhador rural", ressalta o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio.

Ele explica ainda que o NCR oferece instrumentos para que o produtor consiga fazer uma boa gestão da produção, administrar melhor os custos e ainda melhorar a rentabilidade. Cada turma é formada por até 30 alunos sendo dois representantes de cada propriedade.

Além das aulas teóricas, os produtores ainda aprendem a fazer um diagnóstico da propriedade e recebem seis horas de consultoria para auxiliar na elaboração do plano de ação. O conteúdo inclui ainda ideias e tipo de negócio, legalização, viabilidade, organização e administração do negócio.

Mauzeny Costa, pequena produtora de Alto da Boa Vista (a 900 Km de Cuiabá) conta que o curso serviu porque ela e o marido já pretendiam investir em outra atividade. "A ideia era trabalhar com leite, mas ainda estávamos apenas pensando na possibilidade. Depois de ter participado do Negócio Certo Rural aprendemos o que é um custo fixo, custo variável e várias outras coisas importantes para tornar uma atividade lucrativa. Serviu para nos mostrar o que é um negócio certo", conta.

Em 2015 o SENAR-MT e parceiros realizaram 31 eventos que qualificou e capacitou 648 pessoas. Para 2016, a meta é realizar 25 turmas. Até junho já são 16 programadas e quatro em andamento. Os interessados em fazer o Negócio Certo Rural devem procurar o Sindicato Rural de seu município e verificar se há turmas previstas e se há vagas.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas